BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

segunda-feira, 7 de julho de 2008

PROJETO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES DE ED.FÍSICA

Projeto: “Alimentação Saudável à promoção da saúde”
na EE Professor José Benedito Gonçalves - 2008


Segundo as normas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no que se refere à saúde, as escolas devem possibilitar aos alunos:
a) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva;
b) Compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do desenvolvimento do ser humano;
c) Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sócio-cultural;
Diante deste fato, Os professores de Ed. Física Nilton Cezar Zumba e Eloah Santos idealizaram O projeto “Alimentação Saudável à promoção da saúde”, que contou com o apoio da direção, professores e alunos. Mas antes de trabalhar esse tema, foi realizada com os alunos a verificação do Índice de Massa Corporal (I.M.C.)
O I.M.C. do aluno revela se ele se encontra dentro dos padrões de peso e altura para a idade. Para calcular se um adulto está obeso, basta utilizar a Tabela de IMC, que será a mesma para qualquer idade. No caso das crianças e adolescentes, no entanto, o IMC considerado normal varia com a idade e determina se o aluno está abaixo ou acima do peso para a idade e sexo correspondentes.
Foram avaliados 586 alunos de ambos os sexos das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries (período da manhã e tarde) e os resultados foram os seguintes:
- 190 alunos estavam abaixo do peso (32,42%);
- 292 alunos estavam com peso normal (49,82%);
- 62 alunos estavam pré-obesos (10,58%);
- 37 alunos estavam com obesidade (6,31%);
- 05 alunos estavam com Obesidade Grave (0,85%).
Verificamos que através dos 586 alunos pesquisados, 50,28% dos alunos estavam fora do peso ideal, ou seja, estavam na categoria abaixo do peso, pré-obeso ou obesidade contra 49,82% no peso normal.
Com o objetivo de envolver também a família e a comunidade, alguns alunos trouxeram para escola, o peso e altura dos pais, num total de 163 pais e os resultados foram os seguintes:
Com relação aos dados do peso e altura dos pais dos alunos, observamos que 13 pais estavam Abaixo do Peso (7,98%); 72 pais estavam com o Peso Normal (44,17%); 50 pais estavam com Sobrepeso (30,68%); 24 pais estavam com Obesidade (14,72%) e 04 pais estavam com Obesidade Grave (2,45%). 8º passo: Conclui que dos 163 pais pesquisados (homens e mulheres), 91 deles, ou seja: 55,83% dos pais estavam na condição de abaixo do peso, sobrepeso, obesidade ou obesidade grave e 72 pais estavam no peso normal 44,17%. Os pais foram informados sobre sua condição pessoal no caderno de Educação Física de seu filho. Concluí que 1(um) entre 2(dois) adultos estão com excesso de peso, enquanto que entre as crianças, 1(uma) a cada 6(seis) estão com excesso de peso.
Através dos dados coletados, os alunos foram orientados a ter uma alimentação saudável através de aula teórica e palestra sobre Pirâmide Alimentar e nos casos mais graves, a família foi orientada a procurar um médico para avaliar a condição nutricional das crianças.
Foram usadas várias formas de se trabalhar com o tema, que teve o envolvimento de todo os professores.
- Aula teórica sobre ter uma Alimentação Saudável;
- Vídeo sobre Alimentação Saudável;
- Palestra sobre “Pirâmide Alimentar” com Nutricionista;
- Concurso de frases sobre “Vida Saudável”;
- Como finalização será realizada a atividade “Salada de Frutas”, com a participação de todos os alunos.

Nutricionista da “Nutriplus Alimentação” – Bruna durante palestra

maiores informações: www.niltonzumba.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

para finalizar o projeto Alimentação Saudável os alunos de 1ªa 4ªseries realiza a salada de frutas

Anônimo disse...

Nilton,foi muito legal participar dessa atividade,os alunos se envolveram e aprenderam muito!!!!! com certeza teremos outros,com tanto sucesso como esse. Parabéns!!!! Elaine