BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Dia do Saci também é comemorado em 31 de outubro


O dia 31 de outubro é famoso no mundo inteiro porque é o Dia das Bruxas. A data já foi importada até para o Brasil. Mas tem gente que não gosta desta "invasão estrangeira" de bruxas, abóboras e duendes, afinal, temos nossos próprios "monstros": o saci, o curupira, a cuca e o boitatá.

Para valorizar a cultura brasileira e combater o halloween, festa comemorada pelos norte-americanos e que vem ganhando força no Brasil, a Prefeitura de São Paulo, em janeiro de 2004, sancionou lei e criou o "Dia do Saci".
O projeto de lei de autoria da vereadora Tita Dias estabeleceu o dia 31 de outubro como data para a comemoração e tem a intenção de realizar neste dia eventos para reforçar as figuras do folclore brasileiro como o saci, o boitatá, a iara e o curupira.Segundo a vereadora, esta é uma resistência contra a indústria predatória norte-americana, que não tem valor algum para o Brasil.



Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004


Projeto de lei nº 1128/2003, do deputado Afonso Lobato - PVInstitui o "Dia do Saci"
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:Artigo 1º - Fica Instituído o "Dia do Saci", a ser comemorado, anualmente, no dia 31 de outubro.Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.Palácio dos Bandeirantes, aos 13 de janeiro de 2004.Geraldo Alckmin
Cláudia Maria Costin - Secretária da CulturaArnaldo Madeira Secretário - Chefe da Casa CivilPublicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 13 de janeiro de 2004

Nenhum comentário: