BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

AGITA GALERA 2008 - "APRENDER COM PRAZER"

Os docentes da Escola José Benedito Gonçalves atendendo a Proposta elaborada pela Secretaria de Educação e CENP para a “JORNADA DE MATEMÁTICA”, e o grande envolvimento da escola na elaboração de estratégias diversas de atividades de matemática, tiveram a idéia de realizar durante as aulas de Educação Física, juntamente com os professores NILTON e ELOAH, na Semana do Agita Galera o Projeto “Aprender Com Prazer”. O referido projeto trata-se de um circuito matemático não apenas recreativo e competitivo, mas principalmente educativo para o desenvolvimento dos alunos nas etapas da Jornada da Matemática.
OBJETIVO GERAL:
Além de conscientizar os alunos a respeito da importância da atividade física não apenas na idade escolar, mas também para toda a vida, foram elaboradas e realizadas diversas atividades que tinham como objetivo desenvolver habilidades numéricas que possibilitam o desenvolvimento mental dos alunos. As atividades incluíram os 4 elementos da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão), Formas Geométricas,Unidade, Dezena, Centena e Milhar;
METODOLOGIA:
Foi elaborada uma Gincana Matemática em forma de circuito, onde os alunos do período da manhã e tarde, cada um em seu respectivo período, foram divididos em grupos e participaram de várias atividades envolvendo cálculos numéricos, sendo muitas delas elaboradas com o apoio dos professores de sala com atividades físicas elaboradas especialmente para a gincana.
ATIVIDADE Nº 1 - Alvo Matemático:
Alunos do grupo 1 durante a 1ª atividade, onde haviam duas caixas, na primeira caixa tinha vários papéis com nomes de várias formas geométricas, onde os alunos tinham que pegar um desses papéis, e pegar na segunda caixa a forma geométrica(madeira) indicada e jogar essa madeira tentando atingir a pontuação dentro dos bambolês que valia de 01 a 10 pontos. Ao final do tempo, os alunos sentavam ao redor dos bambolês e contavam quantos pontos haviam feito. Assim que o tempo terminasse (8 minutos) os alunos se dirigiam para a atividade nº 2.

ATIVIDADE Nº 2: SISTEMA DE NUMERAÇÃO
Unidade, Dezena, Centena ou Milhar e números pares /impares.
Alunos do grupo 2 deviam correr, sendo um de cada vez, dar uma cambalhota no colchão que estava a uns 5 metros de distância, correr mais 5 metros até uma caixa que continha vários papéis escrito: Unidade, Dezena, Centena ou Milhar. e pegar um desses papel e correr até o ponto de partida e jogar um DADO. Toda vez que o dado com um número caísse virado para cima com um número par, o resultado era somado e toda vez que o dado caísse com o número impar para cima, o resultado era subtraído. Assim que o tempo terminasse (8 minutos) os alunos se dirigiam para a atividade nº 3.

ATIVIDADE Nº 3 – Boliche Numerados.
Os alunos a uma distância de 10 metros e com uma bola de basquete tinham que jogar a bola na tentativa de derrubar os cones, sendo que todos os cones estavam numerados de 1 a 8 e dentre esses cones, havia 1(um) que estava marcado(-5) ou seja quem o derrubasse perdia 5 pontos. A cada derrubada os alunos iam somando ou subtraindo os resultados. Assim que o tempo terminasse (8 minutos) os alunos se dirigiam para a atividade nº 4.


ATIVIDADE Nº 4 – Aflições
Os alunos tinham que pegar um número de 01 a 50. e em grupo tinham que através de um cartaz colocado na parede achar os resultados que teriam que estar na seqüência de uma multiplicação e depois uma adição ou subtração. Somando se os pontos da equipe. Assim que o tempo terminasse (8 minutos) os alunos se dirigiam para a atividade nº 5.



ATIVIDADE Nº 5 – Boca do palhaço
Os alunos, sendo que um de cada vez tinha que pegar uma bolinha de plástico numerada com diversos números, e arremessar a bolinha na tentativa de atingir a boca do palhaço. Ao final do tempo os alunos somavam os resultados das bolinhas.
Assim que o tempo terminasse (8 minutos) os alunos se dirigiam para a atividade nº 1.


Após a Semana do agita Galera, as atividades continuaram a ser realizadas na EE Prof. José Benedito Gonçalves, com atividades de Educação Física voltada para a matemática, projeto pipa Consciente, onde os alunos confeccionaram e soltaram as pipas e Olimpíadas da Primavera 2008.


AGITA GALERA - TEXTO COLETIVO A professora Elisângela, aproveitando a empolgação de sua classe em ter participado nas atividades supramencionadas, aproveitou o momento para desenvolver com sua classe, 2ª série B um texto coletivo e a respectiva ilustração sobre o assunto.



Hoje, na quadra, aconteceu o Agita Galera, que é para exercitar o corpo para viver saudável.
Nós participamos com as primeiras séries B e C, e a segunda série A.
O Agita Galera foi muito legal, porque tinha várias provas divertidas e cada um pôde participar.
Quando terminou todas as provas, cada classe teve a soma dos pontos e a Segunda série A (2º A) venceu marcando 142 pontos, a nossa classe ficou em segundo lugar com 122 pontos.
O importante não é vencer, é participar e se divertir.
( 2º série B. – Profª Elisângela)

Nenhum comentário: