BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE DO 3º BIMESTRE

DIA 03/10/2008

“REFLETIR É OLHAR A PRÓPRIA AÇÃO DE UMA MANEIRA PARTICULAR E À DISTÂNCIA. É TOMAR UMA CERTA DISTÂNCIA PARA MELHOR JULGAR OQUE SE ESTÁ FAZENDO, OU O QUE SE FEZ, OU O QUE SE FARÁ”
PIERRE FURTER

Como prática da leitura em voz alta, que vem ocorrendo em todos os HTPCs, no Conselho também não foi diferente dando-se início da Reunião com a Leitura da Crônica CHATEAR E ENCHER , que passo a descrever.

Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”.Chatear é assim : você telefona para um escritório qualquer na cidade.
-Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?
-Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí a alguns minutos você liga de novo:
-O Valdemar, por obséquio.
-Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.
-Mas não é do número tal?
-É, mas aqui nunca teve nenhum Valdemar.
Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:
- Por favor, o Valdemar já chegou?
-Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui?
-Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.
-Não chateia.
Daí a dez minutos, liga de novo.
-Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo menos um recado?
O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação:
_Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar. Alguém telefonou para mim?
CAMPOS, Paulo Mendes. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Letra e Vida. Coletânea de Textos. Módulo 3. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). São Paulo M3U6T14.

Em seguida houve uma breve reflexão sobre a importância de relatórios para a avaliação da prática pedagógica e a leitura de um modelo de relatório reflexivo apresentado no PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES ( LETRA E VIDA) - Coletânea de Textos – Módulo 1 – p.12 da professora ROSALINDA SOARES RIBEIRO DE VASCONCELOS da 1ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental OctávioPereira Lopes – São Paulo.Dando continuidade houve a leitura do trecho do texto CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA, onde se enfatiza a importância do registro na prática pedagógica.

“O registro sistemático do trabalho inclui tanto o planejamento dos objetivos e das atividades educativas quanto uma análise das situações criadas, das produções dos alunos, das dificuldades e soluções encontradas, dos resultados obtidos, das reflexões, indagações e conclusões, dos materiais utilizados, etc.
O registro é um trabalho pessoal que pode ser sistematizado e transformado em relatórios, para socialização e avaliação pela equipe de professores e pela direção da escola. Com isso, o professor pode fazer, antes de mais nada, sua auto-avaliação. Um trabalho dessa natureza contribui para o desenvolvimento profissional: ao analisar em profundidade o próprio percurso, o professor percebe seus avanços e limites, toma consciência de sua produção, e com isso favorece sua autonomia e a formulação de projetos pessoais de trabalho e desenvolvimento.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Letra e Vida. Coletânea de textos. Módulo 1. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. (CENP). São Paulo. M1U10T5.

Após a leitura os professores foram convidados a refletir sobre a sua própria prática pedagógica assim como a realidade de sua sala de aula e confeccionarem um relato referente ao 3º bimestre. Após a confecção, houve a socialização dos relatos com a leitura em voz alta, onde todas puderam chegar à conclusão que é necessário estabelecer um vínculo afetivo entre professores e alunos para que haja um andamento satisfatório do trabalho em sala de aula e a suposta socialização do aluno escola-comunidade.
Os relatórios confeccionados pelos professores relatam a seguir a sua própria realidade em sala de aula e seu desempenho para enfrentar os constantes desafios em busca da aprendizagem dos alunos.
Houve também a socialização dos professores em relação à Jornada de Matemática, onde os comentários foram diversos e produtivos onde se destacou que o único ponto negativo do evento foi o tempo, pois este foi muito curto para o desenvolvimento das diversas atividades que para a 4ª série C da Professora Maria Esther as respectivas atividades na verdade são fáceis e parecem difíceis.

Nenhum comentário: