BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

domingo, 16 de dezembro de 2012

MACULELÊ

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

RESGATE DA CULTURA AFRO

Para refletir: “O DIA EM QUE PARARMOS DE NOS PREOCUPAR COM CONSCIÊNCIA NEGRA, AMARELA OU BRANCA E NOS PREOCUPARMOS COM CONSCIÊNCIA HUMANA, O RACISMO DESAPARECE.” (Morgan Freeman – ator)

        No dia 20 de novembro, Dia da consciência Negra, os alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves trabalharam com seus professores esse tema. Na Educação Física não foi diferente. Além de tratar do assunto na parte teórica, contando a história desde a chegada dos escravos ao Brasil por volta de 1620, sua contribuição para o crescimento do Brasil através das lavouras, os primeiros passos da capoeira, a luta pela liberdade até a assinatura da Lei Áurea em 1888. 
Também foi desenvolvido com os alunos a parte prática, sendo trabalhado o “Maculelê”, uma dança de origem Afro-indígena trazida pelos negros da África para cá e mesclada com a cultura dos índios, resgatando desta forma essa importante manifestação cultural e educativa, ou seja, trabalhando contra a discriminação e com sua historicidade, e não separando do movimento cultural e político que a gerou. 
        Este trabalho foi desenvolvido com os alunos dos 5º anos A, B, C e D durante as aulas de Educação Física com o professor Nilton na semana do Dia da Consciência Negra.

Nenhum comentário: