BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

domingo, 16 de dezembro de 2012

DESPEDIDAS 
A cada início do ano letivo é uma festa na escola com o retorno de nossas crianças e com a chegada dos novos aluninhos dos 1º anos... 
(click nas fotos para ampliá-las)
mas eles crescem ,o tempo passa e quando chegam no 5º ano  é hora de nos despedirmos para que possam continuar sua caminhada nos estudos.
Para encerrarmos num clima de amizade eterna no dia 13 de dezembro foi realizado uma solenidade de encerramento do  Ciclo I do Ensino Fundamental com nossos alunos dos 5º anos A/B/C/D/E.
  Com certeza foi um momento marcado por 
grandes emoções. 


BOAS FESTAS - FELIZ 2013

PASSEIOS DA ESCOLA ZEZITO 2012

     Nos meses de novembro e dezembro desse ano, os alunos da escola Zezito estiveram participando de diversos passeios nas cidades de Salto, Sorocaba, Campinas e São Paulo. (Click nas imagens para ampliá-las)
         Os alunos dos 3º anos por exemplo estiveram na cidade de Sorocaba visitando o Zoológico e também o shopping, onde tiraram várias fotos com o Papai Noel.
(fotos acima e abaixo)

Os 1º anos aproveitaram para fazer um passeio educativo e cultural no Bosque de Campinas, onde os alunos aprenderam, curtiram a natureza e se divertiram muito.

A Professora Rita do 4º ano 'C' aproveitou o calor excessivo para levar os alunos até a chácara na cidade de Salto, onde os alunos se divertiram na piscina.
Esses foram alguns dos muitos
 passeios realizados em 2012

MACULELÊ

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

RESGATE DA CULTURA AFRO

Para refletir: “O DIA EM QUE PARARMOS DE NOS PREOCUPAR COM CONSCIÊNCIA NEGRA, AMARELA OU BRANCA E NOS PREOCUPARMOS COM CONSCIÊNCIA HUMANA, O RACISMO DESAPARECE.” (Morgan Freeman – ator)

        No dia 20 de novembro, Dia da consciência Negra, os alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves trabalharam com seus professores esse tema. Na Educação Física não foi diferente. Além de tratar do assunto na parte teórica, contando a história desde a chegada dos escravos ao Brasil por volta de 1620, sua contribuição para o crescimento do Brasil através das lavouras, os primeiros passos da capoeira, a luta pela liberdade até a assinatura da Lei Áurea em 1888. 
Também foi desenvolvido com os alunos a parte prática, sendo trabalhado o “Maculelê”, uma dança de origem Afro-indígena trazida pelos negros da África para cá e mesclada com a cultura dos índios, resgatando desta forma essa importante manifestação cultural e educativa, ou seja, trabalhando contra a discriminação e com sua historicidade, e não separando do movimento cultural e político que a gerou. 
        Este trabalho foi desenvolvido com os alunos dos 5º anos A, B, C e D durante as aulas de Educação Física com o professor Nilton na semana do Dia da Consciência Negra.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

UMA DIFÍCIL LIÇÃO...

          Ler, escrever, interpretar, solucionar... quantos conceitos, conteúdos, habilidades foram  exploradas em centenas de dias que nossos filhos passaram na escola em 2012. As lições mais difíceis não aprendemos e nem podemos ensinar apenas no ambiente escolar pois elas devem, ou melhor, deveriam acontecer desde o momento da concepção de um novo ser... 
é nesse exato momento que aquele  imperceptível ser começará a sentir, ouvir, perceber as primeiras emoções, sentimentos que envolvem sua chegada... são as primeiras lições de amor, carinho, respeito, responsabilidade, acolhimento e a partir disso o “terreno” já será preparado para que depois com a chegada dessas crianças na escola, nós educadores possamos “semear” conhecimentos que serão ”regados” ano a   ano para que no futuro toda a sociedade possa “colher seus frutos“.
A tarefa mais difícil que temos como pais não é ajudar nossos filhos com as lições escolares e sim com os ensinamentos para a vida. Não é tarefa fácil ensinar nossos filhos a firmar passos seguros no caminho da Honestidade, Responsabilidade, Humildade, ensinando- os a radiar paz, amor, amizade onde quer que passem.

        Num “solo fértil” qualquer conteúdo escolar se desenvolverá com facilidade, mas quando tudo isso falta em uma criança “o solo fica duro” quase impermeável e a tarefa do educador fica muito difícil...vira quase uma missão!
    O final do ano está chegando e com ele a energia da renovação, da oportunidade de recomeçar, mudar, analisar nossas atitudes, refletir... Então vamos lá... será que estamos conseguindo ver em nossos filhos um “solo fértil” ou será que precisamos cuidar um pouco melhor dessa “terra”?   Criar um filho realmente é uma difícil lição, mas com certeza a mais bela tarefa que temos em nossas vidas!

     Um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de Fé, 
Paz, Saúde e Felicidade pra todos.
    OBS: Esse texto foi escrito para o ano de 2012. 
Mas vale também para 2013, 2014... 
e para todos os anos que estão por vir.
  Com carinho: "Equipe da Escola Zezito"

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ATIVIDADES CARTA DE LEITOR

JORNAL TAPERÁ - JORNAL DE QUARTA (SECRETARIA ELETRÔNICA)
Publicado em 3 de novembro de 2012
Alunos se manifestam
- “Um assunto de gente grande discutido por gente pequena. Nesta segunda feira, 29/10, o assunto do dia na sala de aula foi a falta de vagas nas creches. Cada aluno e cada aluna queria contar como vai ficar a situação em sua casa com as novas medidas da Prefeitura. Como estamos trabalhando carta de leitor nas aulas de Língua Portuguesa, utilizamos o Taperá de Quarta para escolher o assunto e não deu outra, todo mundo quis falar do problema nas creches. Fizemos a leitura e produzimos um texto coletivo, o qual está sendo enviado para esta redação na íntegra, se for do interesse do jornal pode publicar. Além de trabalharmos na sala de aula comum, tivemos aula de informática e as crianças foram aprender mandar e-mail, aproveitamos para mandar  justo para o jornal que utilizamos em nossa aula. Obrigada” (Profa. Rita Diniz e alunos do 4º ano "C", por e-mail).

TEXTO DOS ALUNOS: “Falta de vagas nas creches públicas: Não está certo. As mães precisam da creche o dia todo. Não interessa o salário dos pais, a creche é publica, para todos. Quem vai pagar essa diferença? Pois impostos são cobrados de todos. Agora as famílias têm que ganhar miséria para poder ter um direito garantido na Constituição? Se for assim aos outros lugares, saúde, por exemplo, como vamos ser atendidos? Ao invés de creches públicas, vamos passar a chamar de creche pobre ou creche dos pobres. A questão do salário é uma grande injustiça. A Prefeitura está completamente errada. O povo precisa saber fazer valer os seus direitos e o direito à creche é um deles, não interessa, o prefeito se vire nos trinta, para dar conta de suas obrigações. Texto coletivo: Isabela Paulino Rodrigues Lívia Maria Piloto Escola Zezito - 4º ano ‘C’”.
                           

      No dia 09 de novembro do decorrente ano a PCNP do Ciclo I Esther esteve presente nessa UE para orientação técnica para os professores dos 3º e 5º anos.
          Aproveitando a ocasião, a PC Maria Alice apresentou o texto de carta de leitor produzido pelos alunos do 4º ano 'C' com orientação da professora Rita que foi enviado para o jornal Taperá. A PCNP ESther apreciou muito o trabalho e fez questão de parabenizar a turma e a professora.
Professora Rita, PCNP Esther e aluna Milena
representando toda a turma

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ESCOLA ZEZITO EM FESTA!!!

Brinquedos: pula-pula e cama elástica
diversão para a garotada
COMEMORAÇÃO DO 
DIA DAS CRIANÇAS, 
DIA DOS PROFESSORES,  
DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO
 E DIA DO DIRETOR.
        Na semana de 08 à 17 de outubro de 2012, os alunos, professores, funcionários e equipe de gestão, puderam participar de diversas atividades diferentes  das quais o objetivo principal era a valorização das crianças e dos profissionais da educação, resgatando o respeito e a importância de cada ser humano dentro do ambiente escolar.
alunos se deliciando com picolé...
                 Iniciou-se a semana com brinquedos (cama elástica e pula-pula ) para todos os alunos, além de um delicioso picolé... Houve também uma singela comemoração à noite para homenagear os professores e funcionários. No dia 10, todos os alunos receberam doces.
alunos recebendo os docinhos
As professoras organizaram atividades diferenciadas, como: cinema com pipoca, oficina de jogos, passeios, brincadeiras e salão de beleza. Houve também entrega de medalhas para os vencedores do campeonato de damas e dominó organizados pelos professores de Educação Física Nilton, Jair e Armando, os alunos vibraram muito com a conquista das medalhas.
apresentação de balé
No dia 17 pudemos contar com três apresentações de balé, balé clássico e Jazz com as alunas do Prof. Leandro Peron: Mariana Almeida e Caroline Mello da Escola Girassol Studio Dance e aluna Maria Eduarda de Barros da Escola Viviane Guerreiro e também aluna da nossa escola do 2º ano D. A apresentação encantou a todos com a delicadeza dos passos de balé e a agilidade da demonstração de jazz. Todos se emocionaram e aplaudiram muito.
Alunos da manhã, vencedores do torneio de damas
Para traduzir todas as emoções e sentimentos desta semana, nada melhor do que o poema de Paulo Freire a seguir: (Texto: Simone M. Mortoni - Diretora da Escola)

Escola é:
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
Homenagem a ex-funcionária Olga
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,

Professores se confraternizando

Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos,  educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire) 


Professores, Funcionários e equipe de gestão da
escola Zezito no dia da confraternização

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TWISTER: O jogo que vira você do avesso!

Você é bom em se contorcer? Pé direito no vermelho! É isso aí! Mão esquerda no verde! Você consegue? É superdivertido se contorcer e se enroscar nessa grande confusão!
TWISTER: Quem nunca jogou ou viu alguém jogar o twister? Essa brincadeira no qual é disputada mão a mão e pé a pé para ver quem se mantém em pé ao final.

        Com essa atividade realizada durante as aulas de Educação Física na EE Professor José Benedito Gonçalves(Zezito), foi possível desenvolver nos alunos o equilíbrio, a força, lateralidade, coordenação motora, a noção de direita e esquerda, as cores primárias, estratégia usada durante a movimentação e a leitura, pois um dos alunos gira e faz a leitura do local onde o ponteiro da roleta parou.

Na escola fiz 4 jogos (Tabuleiros e roletas) de twister e dividi a turma em 4 equipes, sendo que em cada equipe é escolhido 1 aluno para girar a roleta, 1 que será o ‘juiz’ e os outros 4 alunos participam do jogo propriamente dito.
A regra é simples:
   Por exemplo: O aluno gira a roleta(relógio) e se parar na cor azul/pé direito, o primeiro tem que colocar o pé direito no círculo azul, o 2º aluno, deve proceder da mesma forma de acordo com a posição do ponteiro da roleta e assim por diante até que o aluno caia, coloque os joelhos no chão, erre a cor, desista ou não consiga realizar o movimento proposto. Ao final de cada rodada invertem se as posições para que todos participem.
MATERIAIS: Usei uma espécie de madeirite medindo 1.50 x 1.50( daqueles que se usa em supermercados para sobrepor um produto sobre o outro). Fiz 4 linhas com 5  círculos coloridos sobre o mesmo, com uma cor diferente em cada linha: vermelho, azul, amarelo e verde e fiz também 2 tabuleiros cores misturadas conforme foto 2.


 Para fazer o relógio(roleta) usei um pedaço de madeira circular com um ponteiro de madeira parafusada ao centro (conforme foto 2) e pintei no círculo as cores e as partes do corpo, ou seja pé direito, pé esquerdo, mão direita e mão esquerda.
       Deu até para fazer uma espécie de torneio de twister em equipe para todos os alunos do 1º ao 5º ano, na final usei dois tabuleiros de twister juntos, sendo que os vencedores ganharam brindes como prêmio.
         Para saber mais é só entrar na internet e procurar saber corretamente as regras. Vale a pena! (Texto: Professor Nilton - Educação Física)
Alunos do 1º ano 'B' (vencedores do twister) recebendo os brindes em equipe.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE

Alunos do 1º ano 'A' conhecendo alguns
 produtos feitos a partir da reciclagem
         Dois projetos estão sendo desenvolvidos na escola Zezito com os alunos na área ecológica.  A 1ª é a CAMPANHA DE ARRECADAÇÂO DE PETs e LATINHAS e a outra é o ECO PONTO DE ÓLEO DE COZINHA.

               A 2ª campanha de 2012 teve uma boa arrecadação, mas podemos melhorar afinal consciência ecológica  deve ser diária caso contrário  não há planeta que agüente.!
Alunos fazendo a contagem dos materiais
                           
 Nesta campanha arrecadamos  91 quilos de pet e 21,5 quilos de latinhas. Com a venda desses produtos conseguimos um retorno financeiro de R$ 92,80  que como já anunciado anteriormente será revertido para os alunos em algum benefício na semana das crianças em outubro(até agora já foram adquiridos cerca de R$ 370,00 na 1ª e 2ª campanha).
         No final de setembro  teremos um novo período de arrecadação. Então, vamos lá, se daqui até lá nossa preocupação com o meio ambiente for diária com certeza bateremos o recorde de arrecadação da escola! 
Doação de óleo
        Vale lembrar que esta foi a 5ª campanha realizada na escola e até agora, mais de 36 mil unidades de garrafas e latinhas já foram retiradas do meio ambiente. 


Eco Ponto de óleo de cozinha
         Outro projeto importante é o nosso Eco Ponto de óleo de cozinha usado que já está em pleno funcionamento. No primeiro mês de colaboração na coleta conseguimos 96 litros de óleo usado que será revertido em biodiesel. A natureza agradece e a equipe escolar também.

          Continue colaborando...  a coleta  é contínua até o final do ano.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ATIVIDADES CULTURAIS

TEATRO: A DAMA E O VAGABUNDO
O 1º Semestre foi marcado por atividades culturais desenvolvidas na escola:

• Teatro “A Dama e o Vagabundo”- A criançada ficou maravilhada com a peça teatral . Foram momentos de muita descontração e diversão !

TEATRO: FAZENDA ESPERANÇA
• Teatro “ Fazenda Esperança”- Com um patrocínio da empresa Arjowiggins a peça teatral abordou diversos temas como: recursos naturais, vida no campo, alimentação saudável entre outros. As crianças tiveram oportunidade de reforçar seus conhecimentos além de se divertirem muito com a interpretação perfeita dos atores.
PALESTRA: DENGUE


• Palestra sobre os cuidados com a Dengue – Nossos alunos também assistiram uma importante palestra com o tema “Como prevenir a Dengue”. Apesar de todo o enfoque dado a esse assunto em sala de aula as crianças tiveram mais uma oportunidade de verificar que ações simples nos ajudam a evitar a proliferação de uma grave doença.

ALUNOS ATENTOS DURANTE AS APRESENTAÇÕES



FORMATURA DO PROERD


Os Policiais Arnaldo, Eliane e Marcelo
        Para encerrar o semestre com “chave de ouro” tivemos a Formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) cujos formandos foram os alunos dos 5º anos .

momentos da formatura
         A formatura ocorreu no último dia 22/6/2012 no Ginásio Municipal de Esportes. Este ano foi uma mega formatura com a presença de formandos de 6 escolas estaduais do município de Salto. Além do cerimonial da formatura os formandos e convidados tiveram a oportunidade de apreciar a apresentação da Banda da Polícia Militar, da Fanfarra da Escola Claudio Ribeiro da Silva e da Banda Marcial de Salto. O evento foi maravilhoso ...
        
 Parabéns à todos principalmente aos policiais Arnaldo, Eliane e Marcelo pelo empenho com a divulgação do PROERD para nossos alunos.
(Equipe Gestora da Escola Zezito)
Alunos dos 5º anos da Escola Zezito durante a cerimônia de formatura

FESTA JUNINA 2012


      A Festa Junina passou, mas foi inesquecível... a comida estava boa, as danças um sucesso mas o melhor de tudo foi o empenho de toda a equipe escolar e da comunidade para que esse evento ocorresse com tanto brilho!
      Muito obrigada pela participação e colaboração de todos.


Segue breve balancete da Festa e ganhadores da cesta básica:

 
Aluna Naely do 4º ano 'C' e familiares recebendo a cesta básica nº 1

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CAMPANHA DO AGASALHO 2012

Representante da "Casa Naim"
e alunos diante das peças arrecadadas
            A  Campanha do Agasalho realizada na Escola Zezito, arrecadou um total de aproximadamente  200  peças de roupa e calçados. Temos certeza que essas doações não aqueceram apenas  o inverno de muita gente mas principalmente o coração de quem doou! Valeu a colaboração! Essa arrecadação foi revertida para alguns alunos e a maioria das roupas e calçados foram para a “Casa Naim, que fica localizada aqui no Jardim das Nações, ao final da rua Rubi e que atende crianças que sofrem maus tratos e abandono. A Casa está aberta a visitas e aceita doações de leite, fraldas, materiais de higiene, limpeza, etc. Falar com a Assistente Social Josiane ou Camila pelo telefone 4028-2505.
Equipe Gestora da Escola Zezito

segunda-feira, 21 de maio de 2012

PARQUINHO INFANTIL

      Os alunos da escola Zezito, foram beneficiadas nesse ano de 2012 com um parquinho infantil. Trata-se de um novo espaço adequado e, necessário, para o desenvolvimento das competências lúdicas das crianças. O objetivo não é fazer com que o aluno apenas extravase suas energias, mas também um espaço para que eles tentem entender o mundo a sua volta: um escorregados por exemplo ensina a aprender a esperar a sua vez, uma gangorra exige um amiguinho que tope ir junto, e assim por diante. 
     No momento são 4 brinquedos ( escorregador, gangorra, caixa de areia e gira gira) e em breve teremos também o balanço.
“Os brinquedos típicos de um parquinho favorecem o desenvolvimento de habilidades motoras, permitindo à criança ir descobrindo a dimensão das suas capacidades reais, ao mesmo tempo em que vai permitir o aperfeiçoamento das habilidades sociais e a comunicação.”

Vista geral do parquinho da escola Zezito. Em breve o balanço.