BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

"CAPOEIRA E MACULELÊ"  

Alunos das 4ª séries na dança do maculelê

 No decorrer da semana que antecedeu as comemorações em homenagem ao Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20/11, os alunos da escola Zezito  participaram durante as aulas de Educação Física da CAPOEIRA e do MACULELÊ(Dança de origem Afro-Indígena) . Além de tratar do assunto na parte teórica, também foi desenvolvido com os alunos essas duas manifestações culturais. Foi uma forma de resgatar essa importante manifestação histórica, cultural e educativa, ou seja, foi possível fazer um trabalho contra a discriminação e o preconceito.  
                                                                A ESCOLHA DA DATA                                    20 DE NOVEMBRO

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi o mais importante líder dos quilombos de Palmares, que representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil.

           A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. 
                                                                                     A IMPORTÂNCIA DA DATA

Alunos dos 1º anos aprendendo a "ginga" da capoeira

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Alunos "gingando" em duplas
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Fonte: http://www.palmares.gov.br/ e nas postagens antigas do próprio blog da escola do ano de 2008.

Nenhum comentário: