BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

sábado, 17 de dezembro de 2011

FORMANDOS 2011

Despedidas...
     O ciclo na escola nos lembra o ciclo da vida... a chegada, uma Festa, na hora da despedida uma enxurrada de lembranças... algumas boas, outras nem tanto. E é assim num clima de muitas emoções que todos os anos nos despedimos de nossos alunos das  4ªs séries. Este ano a solenidade de encerramento do ciclo ocorreu no dia 13 de dezembro, às 19h30 nas dependências do salão da Paróquia São Roque(Jardim das Nações). Neste mesmo dia os alunos receberam o certificado de encerramento do PROERD, um trabalho desenvolvido em 2011 pelos policiais militares Arnaldo e Eliane.
      À todos os formandos  nossos parabéns, desejamos que tenham muito sucesso nos estudos e na vida! (Equipe Gestora da Escola Zezito).
MOMENTOS DA FESTA DE FORMATURA DOS ALUNOS DAS 4ª SÉRIES

TORNEIO "DAMAS E CAVALHEIROS"

6º TORNEIO DE “DAMAS E CAVALHEIROS” 
E 3º TORNEIO DE DOMINÓ
       Desde 2006, é realizado na escola Zezito durante as aulas de Educação Física, o Torneio de Damas e Cavalheiros para os alunos dos 3º, 4º e 5º anos. No ano de 2009, teve início o torneio de Dominó para os alunos dos 1º e 2º anos.  Portanto esta é a 6ª edição do torneio de damas e a 3ª edição de dominó. Nos dias 01 e 02 de dezembro foi realizada a premiação e entregue 60 medalhas aos 1º, 2º e 3º colocados de cada ano/série. (texto: Professor Nilton Cezar Zumba)
ALUNOS RECEBENDO A PREMIAÇÃO DOS TORNEIOS DE DAMAS E DOMINÓ

COPA ZEZITO

6ª COPA ZEZITO DE FUTSAL
         Foi realizado pelo sexto ano consecutivo a 6ª edição da Copa Zezito de Futsal. Um sonho acalentado desde 2006 entre os professores de Educação Física da época(professores Nilton e Eloah), desde então a Copa Zezito se repete a cada ano. A Copa de 2011 foi organizada pelos professores Nilton e Rosangela e distribuídas cerca de 120 medalhas. 

Entrega das medalhas aos vencedores

ARTE

ARTE EM MOVIMENTO

    Os alunos dos 1º anos ‘A’, ‘B’, ‘C’ e ‘D’ e alunos do 2º ano ’A’ realizaram juntamente com a Professora Claudia durante as aulas de Arte, o trabalho de recorte e colagem baseado nas obras da artista Beatriz Milhazes. O trabalho ficou tão bonito que esta sendo exposto no pátio da escola, para que todos apreciem essas obras de arte.
            Vale destacar que através desse trabalho, os alunos descobriram e criaram formas, cores e movimentos diferentes. Vivenciando assim a construção dos conceito, espaço e forma de maneira diferenciada.
(Colaboração: Professora de Arte - Claudia).           

GATOS COLORIDOS

PROJETO ‘GATOS COLORIDOS’

            Os alunos dos 2º anos ‘B’ e ‘C’ realizaram atividades da obra de arte do artista Aldemir Marteins ( os gatos)

A proposta foi para que os alunos:
- visualizem  cores (cores primárias);
- expressão corporal de cada gato;
- Estilização do desenho de formas geométricas.
            O mais importante neste trabalho é fazer com que as crianças descubram cores primárias, e não pintar de acordo com a realidade e sim com as cores imaginárias. Na figura ao lado, desenho pintado pelos alunos.

(Texto: Professora Elaine Cristina – ARTE)

sábado, 10 de dezembro de 2011

VISITA AO MUSEU

Alunos no ônibus, ansiosos pelo passeio

MUSEU DA ENERGIA
         Nosso passeio foi fantástico!... Primeiro considerando que a ´energia´ já se fez presente e contagiante desde a saída da escola, com os alunos empolgados em carregar os lanches, ocuparem seus lugares no ônibus com os colegas e seguir viagem observando com detalhes todo o trajeto.
 'Orelhão' - Ponto Turístico de Itu
         Chegando lá, nossa primeira parada foi numa Praça onde além de observar a paisagem, fizemos um agradável piquenique com as turmas, com o lanche recebido da 'Educação'.
        Como chegamos mais cedo, assim que lanchamos, fomos numa caminhada até a Praça onde tem o ´Orelhão´ e lá observamos os vários painéis culturais, o coreto e o histórico Orelhão, que é uma das atração bem característica da cidade.
Alunos atentos recebendo orientações
        Assim que deu o horário da visita, caminhamos até o Museu, onde fomos muito bem recebidos pelo monitor Elias, que direcionou os alunos para descansarem  no jardim interno do museus e depois organizou-os na sala das caricaturas para trocar idéias e orientá-los sobre as etapas da visita.
          Cada cômodo tinha um aspecto histórico:  velas, abajures e castiçais, relógios medidores, maquetes, sala dos senhores, peças antigas e por fim a sala dos jogos temáticos, onde os alunos curtiram mais ainda a forma interativa dos jogos.
Explicação do monitor Elias

Realmente o projeto se completou com a visita ao museu... Os alunos voltaram encantados com toda a aprendizagem prática que consolidou com a teoria trabalhada em sala,  e que foi aprimorada com a brilhante atuação do monitor. Parabéns ....Valeu a pena!... 
Turmas:  4ªs séries: C e D do ano de 2011 - “ Zezito”.


Texto e fotos: Professoras Lúcia -4ª D e Marinalva -4ª C 
Alunos das 4ª séries 'C' e 'D' na chegada ao Museu.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Projeto: Lugares de Aprender

VISITA AO MUSEU DE ENERGIA - ITU
PROJETO: LUGARES DE APRENDER
Trata-se de um Projeto que tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual de ensino a uma instituição cultural com atividade articulada ao PROJETO DIDÁTICO LER E ESVREVER “UNIVERSO AO MEU REDOR”.
A visita a um dos museus mais importantes que já visitamos foi o Museu de Energia em Itu. Além de estar situado em um lugar de grande importância histórica, possui um acervo sensacional, que dá oportunidade de interagir e realizar um estudo de meio que vai além de um simples passeio, onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar e compreender momentos da história do nosso país e entender, um pouco mais, como era a sociedade da época.

As mostras temáticas mudam de tempos em tempos, o que o torna a visita mais interessante ainda, visto que podemos encontrar no acervo situações que ocorrem no momento contemporâneo.
          A ida ao Museu e o trajeto percorrido chamou muito a atenção, afinal a saída da escola foi um quebra na rotina e um momento maior de interação com a professora e os amigos.

A visita, orientada pelo monitor, foi prazerosa e estimulante, pois as crianças foram convidadas a voltarem posteriormente com a família e amigos.
Ir ao Museu não foi simplesmente um ato “ilustrativo” do conteúdo dado em sala de aula. “Foi um programa com grande potencial educativo, além de uma verdadeira noção do que é patrimônio histórico e cultural.”
Texto: Professora: Elizângela Ap. Tortoriello (4ª série A)
alunos da 4ª série 'A' com a Professora Elizângela. Um passei muito proveitoso!

domingo, 4 de dezembro de 2011

ÁRVORE DE NATAL RECICLÁVEL

ÁRVORES DE NATAL FEITA COM
MATERIAIS RECICLÁVEIS 
            O que fazer com tanto CDs ou DVDs riscados, arranhados e inutilizados? De repente veio a idéia de criar juntamente com os alunos do 4º ano ‘D’ uma árvore de natal diferente, e não é que ficou linda! apreciem as fotos e se inspire neste natal, com a idéia de reciclagem com CDs, DVDs e rolos de papel higiênico. 
            Nem precisa dizer que as crianças adoraram a aula, pois além de trabalhar com o tema ‘Reciclagem’, confeccionaram belas obras de arte.
 (Colaboração: Professora Bruna - 4º  ano ‘D’). 
Professora Bruna e alunos ao lado da árvore de Natal feita com rolos de papel

LER E ESCREVER

PROJETO “LER E ESCREVER
 ÍNDIOS DO BRASIL”

                                               Os alunos dos 1º anos ‘A’, ‘B’, ‘C’ e ‘D’ das professoras Janete, Heloísa, Sandra e Deborah encerraram no dia 24 de novembro, o projeto “Ler e Escrever, Índios do Brasil”, no qual tiveram a oportunidade de conhecer sobre algumas etnias visando aproximar os aluno de uma cultura diferente da sua, valorizando-a como é, refletindo sobre seus hábitos e costumes.
Alunos e professoras ao lado dos índios da aldeia Kariri-Xocó
Alunos visitando uma 'oca indígena'
            Os alunos puderam também desfrutar de um dia muito agradável durante a excursão na ‘Sitiolândia/SP’, e conheceram de perto o Índio Kayrrá da aldeia Kariri-Xocó, seus artesanatos, moradia e costumes. Os alunos do 2º ano ‘B’ da Professora Otilia também participaram do passeio. (texto: Professoras dos 1º anos). 

TRABALHO COOPERATIVO

Professora Édina e o aluno Renan

TRABALHO EM CONJUNTO TRAZ
RESULTADOS POSITIVOS
            Sabe-se que todas as crianças tem direito de crescer protegidas, queridas, bem tratadas e com uma aprendizagem escolar de qualidade.  Pensando nisso, a Professora Sônia Brito do 4º ano ‘E’ desenvolveu com os alunos do PIC( Projeto Intensivo no Ciclo) juntamente com a professora Édina, aulas de reforço para os alunos com mais dificuldades. Foi um trabalho em conjunto que trouxe resultados positivos.  
            Segundo a professora Sônia, esses alunos foram tratados como plantinhas que cuidadas com muito carinho e respeito foram crescendo dia a dia.  
          Para se ter uma idéia da importância desse trabalho na vida desses alunos é só ler alguns dos depoimentos abaixo.
"Adorei ter aulas, a Professora Édina me ensinou coisas legais e interessantes e a Professora Sônia me ensinou a ler e muitas coisas". (Ingrid)
"A professora Édina me ensinou a ler e escrever e a Professora Sônia foi muito corajosa".(Jéssica)
"A professora Édina foi a melhor Professora de reforço, muito obrigado. E a Professora Sônia foi a melhor Professora do mundo". (Gabriel)






Professoras Sônia e Édina ao lado dos alunos do 4º ano 'E' (PIC). "Um belíssimo trabalho"

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

"CAPOEIRA E MACULELÊ"  

Alunos das 4ª séries na dança do maculelê

 No decorrer da semana que antecedeu as comemorações em homenagem ao Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20/11, os alunos da escola Zezito  participaram durante as aulas de Educação Física da CAPOEIRA e do MACULELÊ(Dança de origem Afro-Indígena) . Além de tratar do assunto na parte teórica, também foi desenvolvido com os alunos essas duas manifestações culturais. Foi uma forma de resgatar essa importante manifestação histórica, cultural e educativa, ou seja, foi possível fazer um trabalho contra a discriminação e o preconceito.  
                                                                A ESCOLHA DA DATA                                    20 DE NOVEMBRO

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi o mais importante líder dos quilombos de Palmares, que representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil.

           A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. 
                                                                                     A IMPORTÂNCIA DA DATA

Alunos dos 1º anos aprendendo a "ginga" da capoeira

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Alunos "gingando" em duplas
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Fonte: http://www.palmares.gov.br/ e nas postagens antigas do próprio blog da escola do ano de 2008.

sábado, 19 de novembro de 2011

LEITURA EM JORNAL

LEITURA E COLAGEM 
       Foi realizado com os alunos dos 3º anos ‘A’, ‘B’, e ‘C’ do período da tarde durante as aulas de Educação Física  com a Professora Rosangela, a leitura do caderno de esportes dos Jornais 'Estadão e Folha de São Paulo'. Os alunos fizeram a leitura da parte esportiva que mais lhe chamaram a atenção e depois fizeram colagens em formato de portifólio. Confira abaixo as fotos desse trabalho. (Texto: Professora Rosangela Fabiano - Educação Física )

sábado, 12 de novembro de 2011

DIA DOS PROFESSORES

COMEMORAÇÃO:
DIA DOS PROFESSORES

         No último dia 10/10/2011, a equipe de gestão organizou uma singela homenagem para os professores e funcionários que contou com a participação do nosso Supervisor Antonio Luciano Zinsly em comemoração ao dia do “Professor” e ao dia dos “Funcionários Públicos”, reconhecendo o importante trabalho de todos  e  também como forma de agradecimento a dedicação e ao carinho demonstrado diariamente pelos alunos de nossa escola. Todos se sentiram valorizados e importantes na vida de seus alunos... Foram momentos de descontração, emoção e satisfação. Na foto abaixo, um dos momentos da confraternização (Texto: Equipe Gestora da Escola Zezito )

TEATRO: DIREITO DE CRIANÇA

Direito de criança
    A empresa saltense ARJOWIGGINS SECURITY trouxe até a escola Zezito no dia 07 de outubro em comemoração ao dia da criança, o espetáculo SOMOS CRIANÇAS E TEMOS DIREITOS! A peça foi exibida no período da manhã e da tarde e falou sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança.  Todos os 10 princípios dos direitos universais foram citados nesta peça. As crianças adoraram a apresentação.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PRIMAVERA, A ESTAÇÃO DAS FLORES

A CRIANÇA E A ARTE

Com o inicio da primavera, os murais, paredes, corredores, salas e o patio da escola Zezito ficaram mais floridos, graças aos arranjos de flores de papel espalhados pela escola.

Esse belíssimo trabalho foi desenvolvido com os alunos dos 1º anos e com o 2º ano ‘A’ durante as aulas de ARTE ( as flores parecem ser de verdade. É só conferir as fotos).

Segundo a professora Cláudia de Arte, idealizadora do projeto, a proposta foi a de nutrir o olhar dos alunos oferecendo diferentes produções artísticas, além de imagens. Foi uma maneira de gerar sentimentos, percepções e saberes a partir do contato com outras obras artísticas.

Mas para que essa aprendizagem se torne significativa, é importante que a criança formule hipóteses e se sinta motivada a criar sua arte.

Além de embelezar nossa escola foi sem dúvidas um importante trabalho educativo e todos os envolvidos estão de parabéns. (texto: professores Nilton e Cláudia.


VALORIZANDO A VIDA

PALESTRA: “PAIS E FILHOS NA VALORIZAÇÃO DA VIDA”

Aconteceu na escola, no dia 19/09/2011, uma importante palestra para pais e professores ministrada pelo Dr. Jades de Melo, advogado e presidente do COMAD (Conselho Municipal Anti-Drogas). Todos os pais da escola foram convidados e quem compareceu saiu satisfeito com as orientações e os vídeos apresentados, além do sorteio. O destaque maior da palestra foi sobre a importância da família na vida dos filhos, destacando que os pais devem estar sempre presentes e atentos com o que está acontecendo e principalmente quem são os amigos que estão convivendo com nossos filhos, além de muito afeto, limite e diálogo. Com certeza esta palestra beneficiou a todos os presentes. (texto: Diretora Simone Martin Martoni)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FORMAS DE ENERGIA


ENERGIA ELÉTRICA

Os alunos da 4ª série ‘E’ encerraram no dia 21 de outubro, o estudo sobre as diferentes formas de geração da energia elétrica nas aulas de Ciências e Arte.
Organizados em grupos, os a
lunos não só trouxeram os materiais de casa como também confeccionaram a maquete das Usinas Hidrelétricas, Eólica, Termelétrica e Nuclear. (na foto ao lado, alunos confeccionando as maquetes e abaixo momento da apresentação nas salas)
Depois de tanto trabalho, os alunos apresentaram para outras séries o resultado desse grandioso trabalho.
(texto: Professora Gisele Cristina)

domingo, 6 de novembro de 2011

APRENDENDO MATEMÁTICA



É hora do lanche! Mas não é hora do recreio e sim uma aula de matemática.

Os alunos da 4ª série 'E' planejaram na segunda semana de agosto, fazer um estudo sobre medidas e números decimais, na aula de matemática. Nada mais justo do que estudar um delicioso bolo!
A deliciosa receita foi sugerida pela Revista Recreio – Ano 11 nº. 542, 29/07/2010.
– A idéia partiu do aluno Arnaud Marcelo.
Organizados em grupos, os alunos trouxeram alguns ingredientes de casa, como também ajudaram a prepará-los.
Cada um colaborou de uma maneira, dividindo as tarefas para o grupo.
Todos participaram com entusiasmo e o melhor de tudo é que o bolo ficou uma delicia.
Todos experimentaram e aprovaram.
O bolo fez tanto sucesso que outros professores até pediram a receita. Pois é, além da matéria da sala de aula a turma mostrou que aprender medidas não é só fazendo cálculos no caderno e sim experiências como essa. (Texto: Professora Gisele Cristina da 4ª série ‘E’)