BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

sábado, 14 de dezembro de 2013

DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA

PROJETO DE INCLUSÃO
NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
 E VISITA À ADEVISA
PROFESSOR NILTON DIANTE DO BANNER DO PROJETO
SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL EXPOSTO EM EVENTO
 PROMOVIDO PELA DIRETORIA DE ENSINO DE ITU NO
DIA 04 DE DEZEMBRO NO TEATRO GUISEPPE VERDI  NA
CIDADE DE  SALTO/SP
Duração: 03 Meses
Quantidade de alunos: 30
Número de atividades: 23
Ano: 2013
Autor do Projeto:
Nilton Cezar J. Zumba
Educação Física

      Como pré requisito para concluir sua pós graduação no curso “Educação Especial e Educação Inclusiva”, o Professor Nilton realizou com os alunos do 4º ano ’C’ da professora Rosana, aulas de Educação Física voltadas para a Deficiência Visual.
       O presente projeto trata de uma experiência com alunos todos videntes se passando por alunos deficientes visuais durante as aulas com o objetivo de fazer com que os alunos mesmo que por alguns instantes “sentissem na pele” como é ser um deficiente visual, e desta forma prepará-los para o processo de inclusão, sem preconceitos e discriminação, mas aceitando e respeitando as diferenças de cada um.  
      Foram realizadas 23 atividades, sendo 20 recreativas e 3 competitivas. O fechamento deste trabalho foi concluído no dia 05 de novembro com uma visita à ADEVISA (Associação dos Deficientes Visuais de Salto), com um intercâmbio entre os alunos da escola e alunos da ADEVISA, onde fomos recebidos pela Coordenadora Roberta Bernardes e sua competente e dedicada equipe:  Terapeuta Ocupacional: Fernanda Brigo da Cruz; Pedagoga: Daniela Michelone Trabachini; Orientação e Mobilidade: João Carlos Mazzi; Educadora Física: Ivana Brock e pela Secretaria Juliana.
Segundo a Coordenadora da ADEVISA, As atividades com os alunos foram desenvolvidas com a proposta de uma vivência através das atividades lúdicas. De modo que possam perceber o mundo de uma maneira diferente, com a prática de jogos e atividades pedagógicas sem o sentido da visão. Tendo como objetivo a estimulação e ampliação da percepção dos sentidos, e se reconhecer no lugar de um deficiente visual.
Abaixo algumas fotos desse importante projeto realizado na Escola Zezito e a conclusão feita através de um questionário respondido pelos alunos.
CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS
ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA ZEZITO
ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA ZEZITO
ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA ZEZITO
ATIVIDADES REALIZADAS NA ADEVISA
ATIVIDADES REALIZADAS NA ADEVISA

CONCLUSÃO: 
Através de um questionário podemos observar que 
100% dos alunos gostaram de realizar as atividades simulando DV.
100% se sentiram bem e fazer o papel de 'guia' e 83 % 
se sentiram bem em fazer o papel de 'guiado' durante as atividades.
76% disseram estar preparados para receber
 um aluno com Deficiência Visual na sala de aula.
Antes da realização das atividades:
- 89,66% não tinham preconceito;
- 6,90% tinham algum tipo de preconceito;
- 3,44% se mostraram indiferentes.

Após a realização das atividades:
100% disseram não ter nenhum tipo de preconceito e ou discriminação 
em relação ao aluno com algum tipo de deficiência.

             Conclui-se que o processo inclusivo é algo possível e viável para acontecer nas aulas de Educação Física.
           Portanto, falar de inclusão tem que deixar de ser tabu e se tornar algo real e possível de realizar.
            O que estamos esperando?

Nenhum comentário: