BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

domingo, 12 de maio de 2013

BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

Alunos do 1º ano 'A'
     O que mais se vê atualmente são as crianças dentro de apartamentos na frente do videogame, do computador ou da televisão. Parece que aquelas brincadeiras antigas e divertidas da nossa infância ficaram para trás. Quem não se lembra da turma toda que se encontrava depois da escola para brincar na rua ou numa praça perto de casa? brincadeiras como: passa-anel, amarelinha, corda, bolinha de gude, pião, cabo de guerra,queimada,  esconde-esconde, elefante colorido, corre-cutia.entre outras.
Com o objetivo de resgatar essas e outras brincadeiras infantis e a aprendizagem da língua e linguagem, os alunos das Professoras Deborah (1º anos A), Ozana (1º ano B), Maria Heloísa ( 1º ano C) e a Professora Diva 1º ano  D) estão participando do projeto “Brincadeiras Tradicionais” resgatando as brincadeiras que eles mais gostam de brincar. 
Ao longo deste projeto que tem duração de 03 meses, os alunos poderão aprender diferentes brincadeiras, entrar em contato com os desafios envolvidos em cada atividade, desenvolver a linguagem e, principalmente, brincar.
E não pense que só as crianças se beneficiam na hora da brincadeira, pois o adulto que se dispõe a entrar no meio da molecada sai ganhando também. Além de brincar com os filhos também fortalecem a relação e a confiança que há entre eles. 
 Diante disso, a família também participa desse projeto dizendo aos alunos(filhos) as brincadeiras que mais gostavam na infância.
Alunos do 1° ano 'B'
Cito aqui duas atividades já praticadas pelos alunos da escola Zezito e que fazem parte desse mundo infantil das brincadeiras.

Amarelinha
O que é: brincadeira em que as crianças devem pular casinhas desenhadas no chão.
Participantes: a partir de dois; Acessórios: uma pedrinha ou saquinho de areia; Idade: a partir de 3 anos.
Como brincar: desenhe a amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. As crianças devem decidir quem vai começar. O escolhido joga a pedra - ou o saquinho de areia - no número 1. A seguir pula casa por casa com um pé só até chegar ao número 10. Na volta repete o trajeto, só que pegando a pedrinha. O mesmo deve ser repetido até chegar a última casa. Perde a vez quem pisar na casa em que está a pedra, pisar na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha.
Benefícios: desenvolvimento do raciocínio, coordenação motora, atenção, equilíbrio, noção de espaço e tempo, conhecimento dos números e habilidade para lidar com regras e limites.
Alunos do 1º ano 'C'
Barra-manteiga
O que é: brincadeira em que as crianças devem correr atrás do adversário para aumentar sua equipe.
Participantes: pelo menos oito; Acessórios: não há; Idade: a partir de 6 anos. 
Como brincar: as crianças devem ser divididas em dois grupos e alinhadas frente a frente numa distância de, no mínimo, cinco metros. O grupo que começar o jogo escolhe um membro para se dirigir até a outra equipe. As crianças devem ficar com as mãos estendidas e as palmas para cima. O adversário, então, canta: "Barra-manteiga na fuça da nega. Minha mãe bateu nessa daqui". E bate fortemente na mão de uma delas. Nesse momento, corre em direção à sua fileira enquanto o que levou a palmada tenta alcançá-la. Se chegar ao seu grupo sem ser tocada, a criança está salva. Se for pega, deve passar para o outro grupo. A brincadeira é reiniciada com a criança que levou a palmada. Ganha o grupo que ficar com o maior número de crianças.
Benefícios: desenvolvimento da força, equilíbrio, agilidade, concentração, coordenação motora, força muscular, espírito de equipe e habilidade para lidar com regras e disputa. 
Alunos do 1º ano 'D'

Nenhum comentário: