
[red]***[/red]http://katrix.com.br/recados/108/1/Smiles.html[red]***[/red]Recados, Imagens e Mensagens no ~~~> [orange]*[/orange]http://katrix.com.br[orange]*[/orange]
Para o escritor e jornalista LAURENTINO GOMES é necessário olhar a importância do passado para entender a própria história para evoluir. O autor ressalta que o objetivo da história é iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro. Uma sociedade inculta, incapaz de estudar e analisar sua história, não consegue entender a si própria. E, nesse caso, não está apta a construir o futuro de forma estruturada. Uma visão de curto prazo, que não leva em conta as lições do passado, conduz a soluções igualmente imediatistas. Os problemas brasileiros têm raízes profundas, que às vezes remonta a 200 ou 300 anos atrás. (Revista Nova Escola, ano XXIV, nº221- abril 2009. pg.62).
Diante desta reflexão profunda de LAURENTINO GOMES é interessante trabalhar com os alunos a data comemorativa do dia 21 de abril de uma forma diferenciada, enfatizando o processo de libertação de forma chamativa e reflexiva.
A revista nova escola , através da professora FLÁVIA AIDAR, sugere um trabalho bastante reflexivo sobre o papel que Tiradentes possa ter exercido e se destacado como mártir da Independência. Segue abaixo a Sugestão.

A outra versão, contrária à primeira, questiona essa interpretação. “Há documentos que mostram uma visão menos heroica dele”, afirma a professora. “Em pleno século 18, a colônia não era pensada como nação. Além disso, a comunicação era difícil, o que nos leva a crer que seria improvável um movimento de independência generalizado por todo o território”, completa. Após a leitura, abra um debate sobre o tema com os alunos.
O objetivo é mostrar ao grupo que a História não é um conhecimento estático. Para estudar o passado, é preciso recorrer a diversas fontes, questionar pontos de vista criticá-los e compará-los.
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/tiradentes-inconfidencia-mineira-433188.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário