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quinta-feira, 16 de abril de 2009

TIRADENTES

OLHAR O PASSADO PARA CONSTRUIR O FUTURO

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Para o escritor e jornalista LAURENTINO GOMES é necessário olhar a importância do passado para entender a própria história para evoluir. O autor ressalta que o objetivo da história é iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro. Uma sociedade inculta, incapaz de estudar e analisar sua história, não consegue entender a si própria. E, nesse caso, não está apta a construir o futuro de forma estruturada. Uma visão de curto prazo, que não leva em conta as lições do passado, conduz a soluções igualmente imediatistas. Os problemas brasileiros têm raízes profundas, que às vezes remonta a 200 ou 300 anos atrás. (Revista Nova Escola, ano XXIV, nº221- abril 2009. pg.62).


Diante desta reflexão profunda de LAURENTINO GOMES é interessante trabalhar com os alunos a data comemorativa do dia 21 de abril de uma forma diferenciada, enfatizando o processo de libertação de forma chamativa e reflexiva.
A revista nova escola , através da professora FLÁVIA AIDAR, sugere um trabalho bastante reflexivo sobre o papel que Tiradentes possa ter exercido e se destacado como mártir da Independência. Segue abaixo a Sugestão.



Em 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes. A ocasião rende uma boa discussão em sala de aula sobre a Inconfidência Mineira. A professora de História Flávia Aidar, formadora de professores e consultora de projetos educativos, sugere uma discussão sobre o papel de mártir da independência atribuído a Tiradentes. É possível, segundo ela, apresentar aos alunos duas versões de textos, em geral, encontradas em livros didáticos. Uma delas aponta Tiradentes como liderança no processo de libertação não só da região de Minas Gerais, mas de toda a colônia.
A outra versão, contrária à primeira, questiona essa interpretação. “Há documentos que mostram uma visão menos heroica dele”, afirma a professora. “Em pleno século 18, a colônia não era pensada como nação. Além disso, a comunicação era difícil, o que nos leva a crer que seria improvável um movimento de independência generalizado por todo o território”, completa. Após a leitura, abra um debate sobre o tema com os alunos.
O objetivo é mostrar ao grupo que a História não é um conhecimento estático. Para estudar o passado, é preciso recorrer a diversas fontes, questionar pontos de vista criticá-los e compará-los.
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/tiradentes-inconfidencia-mineira-433188.shtml

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