Criar_Agora_o_Meu
Para incentivar a prática da leitura em nossos alunos, a escola desde 2007 implantou o PROJETO DE LEITURA que acontece todas as sextas-feiras . É um projeto que desde a sua implantação deu certo, pois é despertado nas crianças o prazer pela leitura.
Confira abaixo, a síntese do projeto.
APRESENTAÇÃO:A leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto, mas, sim uma habilidade que envolve a decisão do leitor. Ao entrar na escola, independentemente do domínio da palavra escrita a criança já é capaz de falar sobre a sua experiência e o mundo que a rodeia. Essa expressão é a manifestação de uma leitura da realidade, que já faz e continua fazendo, dentro e fora da escola.
Diante deste aspecto, a escola precisa tornar-se um ambiente motivador e estimulador no sentido de desenvolver na criança o interesse sempre crescente pela leitura como prática social.
OBJETIVO : Elevar o nível de aprendizagem do aluno nas diversas áreas do conhecimento, priorizando o gosto e hábito pela leitura, vendo-a como uma necessidade básica, prazerosa e não mais como obrigatória.
PROBLEMATIZAÇÃO: De um modo geral em nossa sociedade falta o interesse pela leitura, talvez pela invasão da mídia oferecendo meios mais fáceis de comunicação e informação ou até mesmo a falta de livros. Partindo deste pressuposto, faz-se necessário despertar em nossos alunos o prazer pela leitura e sanar a idéia de que a realização da leitura é chata e somente acontece quando o professor manda.
JUSTIFICATIVA:É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um ideal sócio-cultural justo e solidário. Desta forma, é de vital importância que toda a equipe escolar esteja envolvida na possibilidade de favorecer a boa formação de leitores e incentivo no desenvolvimento das habilidades de leitura.
DESENVOLVIMENTO: Em um primeiro momento haverá um estudo da parte teórica pelos professores onde serão explorados os textos:A LEITURA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL E A INTERVENÇÃO DA ESCOLA de Maria Lúcia Hage Masini e Suzana Magalhães Maia,RELATOS E SUGESTÕES da escritora Heloisa Prieto e algumas propostas para a prática da leitura e LEITURA DE MUNDO E MULTICULTURALISMO NA ESCOLA SOBRE A ÓTICA FREIRIANA de Luciana Ferreira dos Santos. Entretanto, nada impede que os envolvidos forneçam sugestões e experiências próprias.
Para o desenvolvimento do projeto toda a equipe escolar estará envolvida neste projeto, sendo especificado o horário das 7h30 às 8h30, todas as sextas-feiras, onde a escola interromperá todas as atividades e dará a pausa para a leitura. Na sala de aula, após este período o professor poderá complementar essa atividade instigando a reflexão, a troca, a verbalização de opiniões para auxiliar o aluno a ordenar seu pensamento e explorar os vários sentidos das linguagens.
Criar_Agora_o_Meu
Este ano estamos tentando complementar este projeto conscientizando os Pais no papel de verdadeiros parceiros da escola para incentivar seus próprios filhos na prática da leitura . Nosso primeiro passo foi elaborar sugestões de como podem ajudar os filhos.
COMO FORMAR BONS LEITORES/ESCRITORES
PAIS E ESCOLA: PARCEIROS DA LEITURA
Sabemos que os pais são os primeiros professores dos filhos, pois desde cedo ensinam e conduzem suas crianças. Desta forma, quanto mais experiências os pais proporcionarem aos filhos melhores condições terão de continuarem aprendendo.
> A família ao proporcionar materiais de leitura/escrita para a criança e também dando o exemplo (lendo e escrevendo), estarão contribuindo para que os menores sintam gosto pela leitura e tenham prazer e nos estudos .
Como você pode ajudar seu filho ou filha a ler e escrever bem.
> Para um bom começo reserve 15 minutos de leitura diária para seu filho(a) entrar em contato com livros e demais materiais de leitura como jornais, revistas, gibis, propagandas, etc. Depois esse tempo pode ser aumentado.
COMO FAZER ???
> Crie um ritual de leitura reservando um tempo e um lugar especial para curtir histórias sem interrupções.
> Selecione os materiais para leitura.
> Você pode ler para seus filhos ou pedir para que leiam para você.
> Ao final compartilhem o que leram
> Relacione as histórias lidas com coisas e fatos da vida da criança.
> Não esqueça de sempre examinar com a criança o nome do autor e ilustrador para enfatizar que sempre existe uma pessoa e uma mensagem em tudo que lemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário