Para incentivar a prática da leitura em nossos alunos, a escola desde 2007 implantou o PROJETO DE LEITURA que acontece todas as sextas-feiras . É um projeto que desde a sua implantação deu certo, pois é despertado nas crianças o prazer pela leitura.
Confira abaixo, a síntese do projeto.
APRESENTAÇÃO:A leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto, mas, sim uma habilidade que envolve a decisão do leitor. Ao entrar na escola, independentemente do domínio da palavra escrita a criança já é capaz de falar sobre a sua experiência e o mundo que a rodeia. Essa expressão é a manifestação de uma leitura da realidade, que já faz e continua fazendo, dentro e fora da escola.
Diante deste aspecto, a escola precisa tornar-se um ambiente motivador e estimulador no sentido de desenvolver na criança o interesse sempre crescente pela leitura como prática social.
OBJETIVO : Elevar o nível de aprendizagem do aluno nas diversas áreas do conhecimento, priorizando o gosto e hábito pela leitura, vendo-a como uma necessidade básica, prazerosa e não mais como obrigatória.
PROBLEMATIZAÇÃO: De um modo geral em nossa sociedade falta o interesse pela leitura, talvez pela invasão da mídia oferecendo meios mais fáceis de comunicação e informação ou até mesmo a falta de livros. Partindo deste pressuposto, faz-se necessário despertar em nossos alunos o prazer pela leitura e sanar a idéia de que a realização da leitura é chata e somente acontece quando o professor manda.
JUSTIFICATIVA:É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um ideal sócio-cultural justo e solidário. Desta forma, é de vital importância que toda a equipe escolar esteja envolvida na possibilidade de favorecer a boa formação de leitores e incentivo no desenvolvimento das habilidades de leitura.
DESENVOLVIMENTO: Em um primeiro momento haverá um estudo da parte teórica pelos professores onde serão explorados os textos:A LEITURA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL E A INTERVENÇÃO DA ESCOLA de Maria Lúcia Hage Masini e Suzana Magalhães Maia,RELATOS E SUGESTÕES da escritora Heloisa Prieto e algumas propostas para a prática da leitura e LEITURA DE MUNDO E MULTICULTURALISMO NA ESCOLA SOBRE A ÓTICA FREIRIANA de Luciana Ferreira dos Santos. Entretanto, nada impede que os envolvidos forneçam sugestões e experiências próprias.
Para o desenvolvimento do projeto toda a equipe escolar estará envolvida neste projeto, sendo especificado o horário das 7h30 às 8h30, todas as sextas-feiras, onde a escola interromperá todas as atividades e dará a pausa para a leitura. Na sala de aula, após este período o professor poderá complementar essa atividade instigando a reflexão, a troca, a verbalização de opiniões para auxiliar o aluno a ordenar seu pensamento e explorar os vários sentidos das linguagens.
Este ano estamos tentando complementar este projeto conscientizando os Pais no papel de verdadeiros parceiros da escola para incentivar seus próprios filhos na prática da leitura . Nosso primeiro passo foi elaborar sugestões de como podem ajudar os filhos.
COMO FORMAR BONS LEITORES/ESCRITORES
PAIS E ESCOLA: PARCEIROS DA LEITURA

Sabemos que os pais são os primeiros professores dos filhos, pois desde cedo ensinam e conduzem suas crianças. Desta forma, quanto mais experiências os pais proporcionarem aos filhos melhores condições terão de continuarem aprendendo.
> A família ao proporcionar materiais de leitura/escrita para a criança e também dando o exemplo (lendo e escrevendo), estarão contribuindo para que os menores sintam gosto pela leitura e tenham prazer e nos estudos .
Como você pode ajudar seu filho ou filha a ler e escrever bem.
> Para um bom começo reserve 15 minutos de leitura diária para seu filho(a) entrar em contato com livros e demais materiais de leitura como jornais, revistas, gibis, propagandas, etc. Depois esse tempo pode ser aumentado.
COMO FAZER ???
> Crie um ritual de leitura reservando um tempo e um lugar especial para curtir histórias sem interrupções.
> Selecione os materiais para leitura.
> Você pode ler para seus filhos ou pedir para que leiam para você.
> Ao final compartilhem o que leram
> Relacione as histórias lidas com coisas e fatos da vida da criança.
> Não esqueça de sempre examinar com a criança o nome do autor e ilustrador para enfatizar que sempre existe uma pessoa e uma mensagem em tudo que lemos.