BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

domingo, 30 de outubro de 2011

2º JOGOS PAN-ZEZITO 2011


Devido a realização dos Jogos Pan-americanos realizado no mês de outubro em Guadalajara no México em 2011, os alunos da E.E. Professor José Benedito Gonçalves (Zezito)trabalharam nas aulas de Educação Física com os Professores Nilton e Rosangela esse tema através da vivência de algumas modalidades realizadas no 2º JOGOS PAN-ZEZITO 2011 na escola durante o mês de outubro.
Através das atividades possibilitamos aos alunos o seu desenvolvimento físico e mental através de habilidades corporais, e ao mesmo tempo desenvolvemos neles o espírito esportivo, onde eles entendam que: "A vitória não é sinônimo de sucesso e a derrota não é sinônimo de fracasso e para existir um vencedor é preciso haver um perdedor".
Os jogos foram disputados no período da manhã e tarde e divididos por séries/anos. Foram disputadas 7 modalidades esportivas e distribuídas 300 medalhas aos participantes.
As modalidades praticadas foram: natação (craw e costas),canoagem, salto em distância, revezamento com bastão, arremesso de peso e judô.

Atividades adaptadas 1: nado craw
Alunos em cima de um skate tinham que ficarem posição de decúbito dorsal (barriga para baixo) e com tarefa de “nadar” até a linha de chegada.

Atividades adaptadas 2: nado costas
Alunos em cima de um skate tinham que ficar em posição de decúbito frontal (barriga para cima) e com tarefa de “nadar de costas” até a linha de chegada.

Atividades adaptadas 3: canoagem
Alunos em cima de um skate tinham que ficar na posição sentados e sem colocar os pés ou as mãos no chão e com o auxilio de um bastão(remo) tinham como tarefa a de “remar” até a linha de chegada.
Atividades adaptadas 4: judô
Alunos em cima de um colchão (tatame) na posição de joelhos(ajoelhados) sendo um de frente para o outro e de mãos dadas e tinham como tarefa a de fazer com que o adversário cometesse alguma infração, tais como: sentar no calcanhar, levantar os dois joelhos do colchão, sair para fora do colchão, ou ser derrubado. Quem ficar sem cometer essas infrações vence a “luta”.

Atividades adaptadas 5: Salto em Distância
Na falta de uma caixa de areia apropriada para o salto, foi improvisado em um espaço gramado um local para o salto. No lugar da areia foram colocados colchões para que os alunos pudessem saltar longe e sem perigo de se machucarem.
Atividades adaptadas 6: Revezamento com Bastão
Na falta de uma pista de atletismo apropriada para a prática do revezamento com bastão, foi improvisada na quadra poliesportiva uma mini pista demarcada por cones e com marcas de fitas nos locais apropriados para saída, entrega do bastão e chegada.

Atividades adaptadas 7: Arremesso de peso
Na falta de um local apropriado para o arremesso os alunos participaram da prova na própria quadra, sendo que os alunos arremessaram uma bola de borracha pesando 900 gramas na maior distância possível.

E, para finalizar, assim como acontecenos jogos tradicionais, os alunos também receberam as medalhas de ouro, prata e bronze (medalhas oferecidas pela direção da escola Zezito e Diretoria de Itu através da PCOP Maria Cecília Fardo). Ao todo foram distribuídas 300 medalhas e o mais importante é que puderam vivenciar dentre as várias atividades, algumas atividades adaptadas que dificilmente daria para realizar nas escolas.

domingo, 16 de outubro de 2011

TRABALHANDO O FOLCLORE

AGITA GALERA - ATIVIDADES FOLCLÓRICAS

Para relembrar como eram as brincadeiras do passado, foi realizado na EE Prof. José Benedito Gonçalves(Zezito) no mês de agosto durante as aulas de Educação Física várias atividades folclóricas. Foram cerca de 35 atividades folclóricas desenvolvidas. entre elas: pique bandeira, mãe da rua, bolinha de gude, passa anél, gato e rato, corre cotia, pega vareta, dominó, damas, palitinho, queimada, salve, peteca, jogo da velha, futebol de tampinha, amarelinha, cinco marias, elástico, barra manteiga, batata quente, vivo ou morto, escravo de jó, cabo de guerra, cabra cega, brincadeiras de roda, taco, aviãozinho, corrida de saco, pular corda, mímica, corrida do ovo, estátua, alerta, músicas, pega-pega... entre outras.
E no dia do AGITA GALERA, as aulas de Educação Física foram dedicadas ao folclore, onde foram desenvolvidas 14 atividades folclóricas em forma de 'CIRCUITO', onde os alunos puderam participar e vivenciar atividades, tais como: carrinho de rolemã, futebol de 'rua', petéca, vai e vem, amarelinha, elástico, pega varetas gigante, pular corda, cama de gato, bilboquê, futebol de tampinha, futebol de prego, futebol de botão e pebolim.
Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar várias brincadeiras praticadas no passado, época que para brincar e se divertir não era preciso gastar. Conclusão: Infelizmente a tecnologia transformou o mundo das crianças e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos esforço. relembramos e resgatamos nos alunos no mês de agosto um pouco dessa época e mostramos o tempo onde se brincava livremente e através das brincadeiras ajudamos a cultivar a amizade entre pais e filhos. Enfim, o objetivo foi cumprido! Os alunos viajaram no tempo e foram parar em uma época muito feliz. (texto: colaboração Professor Nilton Zumba)

É PRIMAVERA !

A ESTAÇÃO DAS FLORES


A primavera chegou e com ela o jardim da Escola Zezito ficou mais lindo e florido.


"O jardim de nossa escola é um verdadeiro palco, onde a natureza nos presenteia com shows como o desabrochar das lindas orquídeas!" (Tânia Pacheco - Vice Diretora da Escola Zezito)


A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas. No tocante a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada). Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.
Flores que se destacam na primavera:
rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite. (fonte: internet). Quem também deu o 'ar da graça' nessa primavera foi o desabrochar do ipê-amarelo (foto acima) plantado e cuidado pelos alunos da escola Zezito. (colaboração: professores Nilton Zumba e Tânia Pacheco)