A HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES
TUDO COMEÇOU NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, NA PEQUENA CIDADE DE WEBSTER, ESTADO DA VIRGÍNIA. UMA DEDICADA PROFESSORA E FILHA EXEMPLAR, ANA JARVIS, TINHA COMO SÍMBOLO DE SUA VIDA A RECÉM FALECIDA MÃE.
TANTA DEDICAÇÃO CHAMOU A ATENÇÃO DOS AMIGOSQUE RESOLVERAM PRESTAR UMA HOMENAGEMA MÃE DE ANA: A SENHORA ANA REEVES JARVIS. ERA UM SEGUNDO DOMINGODE MAIO E ANA RESOLVEU ESTENDER A HOMENAGEM A TODAS AS MÃES DE SUA CIDADE. A CERIMÔNIA FOI REALIZADA EM PÚBLICO E TEM-SE AÍ A IDEALIZAÇÃO DO DIA DAS MÃES QUE PASSOU A SER COMEMORADO TODOS OS ANOS E SE ESTENDEU AOS POUCOS POR TODO O MUNDO.
UMA PLACA COMEMORATIVA EXISTENTE NA IGREJA EPISCOPAL DE GRAFTON, WEST VIRGÍNIA, ASSINALA A PRIMEIRA CELEBRAÇÃO PÚBLICA DO DIA DAS MÃES NO SEGUNDO DE MAIO, DIA 10 DE 1908.
SUA OFICIALIZAÇÃO SE DEU EM 1914, QUANDO O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, WOODROW WILSON, DETERMINOU SUA OFICIALIZAÇÃO, FIXANDO PARA O EVENTO O SEGUNDO DOMINGO DE MAIO.
A INTRODUÇÃO DESTA FESTIVIDADE NO BRASIL DEU-SE EM 1919 POR INICIATIVA DA ACM (ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE PORTO ALEGRE. A ASSOCIAÇÃO PROMOVEU UMA SOLENIDADE DA QUAL FOI PRESIDENTE O ESCRITOR ÁLVARO MOREIRA E A ORADORA OFICIAL A POETISA JULIA LOPES DE ALMEIDA. A PARTIR DAÍ, O EVENTO SE ESTENDEU A OUTROS ESTADOS BRASILEIROS, ATÉ QUE EM JUNHO DE 1931, A PRESIDENTE DO 11º CONGRESSO INTERNACIONAL FEMINISTA, ALICE TIBIRIÇA, SOLICITOU AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA A OFICIALIZAÇÃO DESTA DATA.
FOI ENTÃO QUE O PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS A 5 DE MAIO DE 1932 OFICIALIZAVA PELO DECRETO 21.336 A COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO.
É A MAIS TERNA E COMOVENTE HOMENAGEM QUE SE REGISTRA NO CALENDÁRIO.
MÃE É UM SÍMBOLO INIGUALÁVEL PORQUE ENCARNA A SENSIBILIDADE, A ESPERA E O PERDÃO.
NINGUÉM MELHOR DO QUE ELA PARA SENTIR O PENSAMENTO DOS FILHOS, PARA CONFIAR QUE SE REALIZEM, MAS TAMBÉM SEMPRE PRONTA A PERDOAR-LHE AS FALTAS QUE POSSAM COMETER COMO SERES HUMANOS.
O DIA DAS MÃES, ALÉM DE UMA SIGNIFICATIVA HOMENAGEM, É UMA EMOCIONANTE LEMBRANÇA. PORQUE A IMAGEM DA MÃE JAMAIS SE CONSEGUE ESQUECER.
É UMA SAUDADE CONSTANTE E INESQUECÍVEL PORQUE É A SAUDADE DE NOSSA MELHOR AMIGA. AQUELA QUE JAMAIS HESITOU EM RENUNCIAR A SI MESMA PARA REALIZAR A NOSSA FELICIDADE.
FONTE: A HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES, ESPECIAL DIA DAS MÃES EDITORA CRIANÇA FELIZ. OSWALDO BIANCARDI SOBRINHO