BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ESCOLA ZEZITO EM FESTA!!!

Brinquedos: pula-pula e cama elástica
diversão para a garotada
COMEMORAÇÃO DO 
DIA DAS CRIANÇAS, 
DIA DOS PROFESSORES,  
DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO
 E DIA DO DIRETOR.
        Na semana de 08 à 17 de outubro de 2012, os alunos, professores, funcionários e equipe de gestão, puderam participar de diversas atividades diferentes  das quais o objetivo principal era a valorização das crianças e dos profissionais da educação, resgatando o respeito e a importância de cada ser humano dentro do ambiente escolar.
alunos se deliciando com picolé...
                 Iniciou-se a semana com brinquedos (cama elástica e pula-pula ) para todos os alunos, além de um delicioso picolé... Houve também uma singela comemoração à noite para homenagear os professores e funcionários. No dia 10, todos os alunos receberam doces.
alunos recebendo os docinhos
As professoras organizaram atividades diferenciadas, como: cinema com pipoca, oficina de jogos, passeios, brincadeiras e salão de beleza. Houve também entrega de medalhas para os vencedores do campeonato de damas e dominó organizados pelos professores de Educação Física Nilton, Jair e Armando, os alunos vibraram muito com a conquista das medalhas.
apresentação de balé
No dia 17 pudemos contar com três apresentações de balé, balé clássico e Jazz com as alunas do Prof. Leandro Peron: Mariana Almeida e Caroline Mello da Escola Girassol Studio Dance e aluna Maria Eduarda de Barros da Escola Viviane Guerreiro e também aluna da nossa escola do 2º ano D. A apresentação encantou a todos com a delicadeza dos passos de balé e a agilidade da demonstração de jazz. Todos se emocionaram e aplaudiram muito.
Alunos da manhã, vencedores do torneio de damas
Para traduzir todas as emoções e sentimentos desta semana, nada melhor do que o poema de Paulo Freire a seguir: (Texto: Simone M. Mortoni - Diretora da Escola)

Escola é:
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
Homenagem a ex-funcionária Olga
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,

Professores se confraternizando

Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos,  educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire) 


Professores, Funcionários e equipe de gestão da
escola Zezito no dia da confraternização

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TWISTER: O jogo que vira você do avesso!

Você é bom em se contorcer? Pé direito no vermelho! É isso aí! Mão esquerda no verde! Você consegue? É superdivertido se contorcer e se enroscar nessa grande confusão!
TWISTER: Quem nunca jogou ou viu alguém jogar o twister? Essa brincadeira no qual é disputada mão a mão e pé a pé para ver quem se mantém em pé ao final.

        Com essa atividade realizada durante as aulas de Educação Física na EE Professor José Benedito Gonçalves(Zezito), foi possível desenvolver nos alunos o equilíbrio, a força, lateralidade, coordenação motora, a noção de direita e esquerda, as cores primárias, estratégia usada durante a movimentação e a leitura, pois um dos alunos gira e faz a leitura do local onde o ponteiro da roleta parou.

Na escola fiz 4 jogos (Tabuleiros e roletas) de twister e dividi a turma em 4 equipes, sendo que em cada equipe é escolhido 1 aluno para girar a roleta, 1 que será o ‘juiz’ e os outros 4 alunos participam do jogo propriamente dito.
A regra é simples:
   Por exemplo: O aluno gira a roleta(relógio) e se parar na cor azul/pé direito, o primeiro tem que colocar o pé direito no círculo azul, o 2º aluno, deve proceder da mesma forma de acordo com a posição do ponteiro da roleta e assim por diante até que o aluno caia, coloque os joelhos no chão, erre a cor, desista ou não consiga realizar o movimento proposto. Ao final de cada rodada invertem se as posições para que todos participem.
MATERIAIS: Usei uma espécie de madeirite medindo 1.50 x 1.50( daqueles que se usa em supermercados para sobrepor um produto sobre o outro). Fiz 4 linhas com 5  círculos coloridos sobre o mesmo, com uma cor diferente em cada linha: vermelho, azul, amarelo e verde e fiz também 2 tabuleiros cores misturadas conforme foto 2.


 Para fazer o relógio(roleta) usei um pedaço de madeira circular com um ponteiro de madeira parafusada ao centro (conforme foto 2) e pintei no círculo as cores e as partes do corpo, ou seja pé direito, pé esquerdo, mão direita e mão esquerda.
       Deu até para fazer uma espécie de torneio de twister em equipe para todos os alunos do 1º ao 5º ano, na final usei dois tabuleiros de twister juntos, sendo que os vencedores ganharam brindes como prêmio.
         Para saber mais é só entrar na internet e procurar saber corretamente as regras. Vale a pena! (Texto: Professor Nilton - Educação Física)
Alunos do 1º ano 'B' (vencedores do twister) recebendo os brindes em equipe.