BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

segunda-feira, 23 de abril de 2012

TRABALHO COM TANGRAM

1º Momento: Conhecendo o Tangram
O primeiro contato com o jogo as crianças exploraram as peças  livremente.
Conhecendo o Tangram
O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.

Há uma lenda sobre esse material de que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem? No momento em que fazia esta pergunta , o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando -se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas 7 peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.

Em seguida, propus o  desafio de montar um quadrado usando as 7 peças do Tangram. Dividi a turma em pequenos grupos. Combine o tempo de apresentação da descoberta do desafio. Cada grupo apresentará as estratégias usadas para montar o Tangram.
2° momento: Inventando com Tangram
Explorar novamente as peças, destacando suas características, semelhanças e diferenças.
Alunos do 5º ano 'E' expondo o trabalho no mural da escola
3º Momento: UMA HISTÓRIA COM TANGRAM 
Propus a produção de uma história coletiva com figuras montadas com as peças do Tangram. Na produção dessa história, as crianças devem pensar nos personagens, o lugar onde acontecem as situações, as ações dos personagens. Lembrei as crianças que a história deve ter uma sequência lógica. As crianças sugerem ações que se passa no início da história, os conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final, ou seja, como termina a história.
Trabalho realizado pelos alunos do 5º ano ‘E’ (Recuperação Intensiva)
texto:  Professora Bruna Katielly

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CAÇA AO TESOURO 2012

GINCANA DE PÁSCOA
ALUNOS REALIZANDO UMA DAS PROVAS
ALUNOS PROCURANDO A PISTA
PROFESSOR ARMANDO
INTERAGINDO COM OS ALUNOS

  Foi realizado na escola Zezito nos dias 04 e 05 de abril a tradicional Gincana de Páscoa “Caça ao Tesouro” organizado pelos professores de Educação Física tendo total apoio da Direção, Professoras, Funcionários e ex-alunos da Escola Zezito. Num clima de descontração e festa, cerca de 640 alunos participaram de dois dias de atividades com diversas provas e pistas que determinavam o destino das equipes. Depois de dois dias de competição aconteceu o encerramento na quadra da escola com a presença dos alunos, Professores e da Vice-Diretora Tânia que fez a entrega de barras de chocolates (ofertados pela NUTRIPLUS). Vale lembrar que esta é a 7ª edição do Caça ao Tesouro, gincana iniciada em 2006.
ALUNOS ANSIOSOS ESPERANDO O PRÊMIO
PROVA INDÍGENA EM FORMA DE CARACOL(5º ANOS)
Os alunos dos 5º anos realizaram uma prova diferente, sendo realizado em forma de caracol com 50 casas(ocas), onde 4 equipes(tribos) através das pistas encontradas eram realizadas provas indígenas tais como: Corrida com Tora, Zarabatana, Arremesso de Lança e Xikunahity( Futebol de Cabeça), e ainda tinha que responder perguntas de conhecimentos gerais e de matemática. Além de participarem de uma gincana, os alunos aprenderam um pouco da cultura indígena e de seu lema: “O IMPORTANTE NÃO É COMPETIR, E SIM CELEBRAR” e foi num clima de celebração que os alunos festejaram mais uma gincana de Páscoa na escola Zezito.
Prova Indígena "Corrida com Toras"
Tânia (Vice-Diretora) no encerramento

Páscoa é renascimento...
É passagem...
É mudança e transformação...
Páscoa é dizer SIM ao amor e a vida;
é investir na fraternidade,
é lutar por um mundo melhor,
é vivenciar a solidariedade.
É tempo de agradecermos... discretamente ...
Por tudo que temos... e por tudo que teremos.

Feliz Páscoa
Alunos do 5º ano festejando a conquista do tesouro

sexta-feira, 6 de abril de 2012

CIRCO NA ESCOLA


As 'Palhaças' Patota e Patotinha
RESPEITÁVEL PÚBLICO...
HOJE TEM CIRCO?
TEM SIM SENHOR!
Reeeeeespeitável público...  hoje temos o prazer de apresentar... o espetáculo Cirque du Soleil, ou melhor: “Circo do seu Zé.” Em homenagem ao Dia do Circo comemorado no dia 27 de março. Trata se de uma apresentação circense realizada durante as aulas de Educação Física do professor Nilton, juntamente com os alunos dos 5º anos do período da manhã.
Malabarismo com 3 bolinhas
Durante o mês de março, os alunos aprenderam a fazer malabarismo (com bolinhas) e alguns truques de mágicas, mas o interesse dos alunos pelo circo fez surgir outros números circenses, como contorcionismo, bambolê, dança, piada e palhaçadas. A empolgação foi tanta que surgiu a ideia de fazer uma apresentação no período da tarde para os alunos dos 1º e 2º anos. 
Apresentação com
 vários bambolês
Vale destacar que os alunos treinaram bastante os números fora do horário de aula. 
Foram realizadas três sessões de cerca de 1 hora cada e envolvidos 23 alunos que realizaram 20 números circenses (inclusive com participação de ex-alunos da escola - escola Dolores). Ao todo, cerca de 300 alunos dos 1º e 2º anos da tarde assistiram o circo.
As crianças adoraram as apresentações de mágicas, bambolês, malabarismo, contorcionismo e dança, despertando nos alunos a imaginação e a curiosidade. A professora Jane de Arte também participou com a pintura facial de algumas crianças e trabalhos de textos e desenhos também foram realizados pelas professoras. 
Contorcionismo
Vale ressaltar que a cada apresentação era relatado a definição, objetivo e histórico de cada número.
Número de Mágica
Não podemos nos esquecer que uma lei de São Paulo proíbe o uso de animais em circo, Lei 862/2003. Quem descumprir a lei será multado em R$ 1.500,00 e ter sua licença cassada. 

Pintura feita pela
profª  Jane (ARTE)
Através das aulas de Educação Física foi possível trabalhar a participação, autonomia, coordenação, expressão, trabalho em equipe e a auto-estima. Ou seja, foi um espetáculo simples, mas educativo e cultural. 

Texto, fotos e postagem: 
Profº Nilton C. Zumba
Colaboração: 
Direção, alunos e profªs dos 5º anos 
e profª Jane de Arte.


Alunos dos 5º anos (protagonistas) durante
 apresentação circense na Escola Zezito

domingo, 1 de abril de 2012

RECEITA DE BOLO

RECEITA DE SUCESSO
Preparação e degustação do “Bolo de Chocolate”
(Projeto desenvolvido pela Professora Bruna juntamente com os alunos do 5º ano 'E')
Professora Bruna e os alunos do 5º  ano 'E'
OBJETIVO: Permitir que os alunos da classe de recuperação intensiva (5º ano ‘E’) da Professora Bruna, reconheçam a necessidade das unidades-padrão construídas pela humanidade e remetendo-se à história da matemática. Os alunos perceberam as diferentes unidades de medidas estabelecidas como padrão, a importância da organização, comunicação clara(leitura dos ingredientes e modo de preparo); trabalharam também a temperatura (em grau   Celsius) a fim de assar o bolo de maneira uniforme, respeitando os minutos do modo de preparo. Além é claro de noções de higiene.
alunos preparados para
confecção do bolo
Realmente o bolo ficou uma delicia. 
Confira os ingredientes.
2 xícaras de chá de farinha de trigo;
1 xícara de chá de achocolatado;
1 xícara de chá de óleo;
2 ovos inteiros;
1 xícara de chá de farinha de trigo;
Alunos com a mão na massa
1 xícara de chá de açúcar;
1 colher de sopa de fermento em pó.

Professora Bruna retirando
o bolo do forno

MODO DE FAZER:
1-                   1- Aqueça o forno em 180º C;  2- Numa tigela despeje a farinha, o açúcar e o achocolatado;  3- Em seguida acrescente o óleo, ovos e água morna, mexendo durante 5 minutos;  4- E por último acrescente o fermento; 5- Assar por 45 minutos e pronto.
É só saborear.

Texto: Professora Bruna do 5º ano ‘E’ do período da manhã
(postagem: colaboração Professor Nilton)

Professora e alunos brindando o sucesso do trabalho realizado