BEM VINDOS - WELCOME - BIENVENIDOS - BIENVENUE - WILLKOMMEN - BENVENUTI

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

"CAPOEIRA E MACULELÊ"  

Alunos das 4ª séries na dança do maculelê

 No decorrer da semana que antecedeu as comemorações em homenagem ao Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20/11, os alunos da escola Zezito  participaram durante as aulas de Educação Física da CAPOEIRA e do MACULELÊ(Dança de origem Afro-Indígena) . Além de tratar do assunto na parte teórica, também foi desenvolvido com os alunos essas duas manifestações culturais. Foi uma forma de resgatar essa importante manifestação histórica, cultural e educativa, ou seja, foi possível fazer um trabalho contra a discriminação e o preconceito.  
                                                                A ESCOLHA DA DATA                                    20 DE NOVEMBRO

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi o mais importante líder dos quilombos de Palmares, que representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil.

           A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. 
                                                                                     A IMPORTÂNCIA DA DATA

Alunos dos 1º anos aprendendo a "ginga" da capoeira

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Alunos "gingando" em duplas
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Fonte: http://www.palmares.gov.br/ e nas postagens antigas do próprio blog da escola do ano de 2008.

sábado, 19 de novembro de 2011

LEITURA EM JORNAL

LEITURA E COLAGEM 
       Foi realizado com os alunos dos 3º anos ‘A’, ‘B’, e ‘C’ do período da tarde durante as aulas de Educação Física  com a Professora Rosangela, a leitura do caderno de esportes dos Jornais 'Estadão e Folha de São Paulo'. Os alunos fizeram a leitura da parte esportiva que mais lhe chamaram a atenção e depois fizeram colagens em formato de portifólio. Confira abaixo as fotos desse trabalho. (Texto: Professora Rosangela Fabiano - Educação Física )

sábado, 12 de novembro de 2011

DIA DOS PROFESSORES

COMEMORAÇÃO:
DIA DOS PROFESSORES

         No último dia 10/10/2011, a equipe de gestão organizou uma singela homenagem para os professores e funcionários que contou com a participação do nosso Supervisor Antonio Luciano Zinsly em comemoração ao dia do “Professor” e ao dia dos “Funcionários Públicos”, reconhecendo o importante trabalho de todos  e  também como forma de agradecimento a dedicação e ao carinho demonstrado diariamente pelos alunos de nossa escola. Todos se sentiram valorizados e importantes na vida de seus alunos... Foram momentos de descontração, emoção e satisfação. Na foto abaixo, um dos momentos da confraternização (Texto: Equipe Gestora da Escola Zezito )

TEATRO: DIREITO DE CRIANÇA

Direito de criança
    A empresa saltense ARJOWIGGINS SECURITY trouxe até a escola Zezito no dia 07 de outubro em comemoração ao dia da criança, o espetáculo SOMOS CRIANÇAS E TEMOS DIREITOS! A peça foi exibida no período da manhã e da tarde e falou sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança.  Todos os 10 princípios dos direitos universais foram citados nesta peça. As crianças adoraram a apresentação.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PRIMAVERA, A ESTAÇÃO DAS FLORES

A CRIANÇA E A ARTE

Com o inicio da primavera, os murais, paredes, corredores, salas e o patio da escola Zezito ficaram mais floridos, graças aos arranjos de flores de papel espalhados pela escola.

Esse belíssimo trabalho foi desenvolvido com os alunos dos 1º anos e com o 2º ano ‘A’ durante as aulas de ARTE ( as flores parecem ser de verdade. É só conferir as fotos).

Segundo a professora Cláudia de Arte, idealizadora do projeto, a proposta foi a de nutrir o olhar dos alunos oferecendo diferentes produções artísticas, além de imagens. Foi uma maneira de gerar sentimentos, percepções e saberes a partir do contato com outras obras artísticas.

Mas para que essa aprendizagem se torne significativa, é importante que a criança formule hipóteses e se sinta motivada a criar sua arte.

Além de embelezar nossa escola foi sem dúvidas um importante trabalho educativo e todos os envolvidos estão de parabéns. (texto: professores Nilton e Cláudia.


VALORIZANDO A VIDA

PALESTRA: “PAIS E FILHOS NA VALORIZAÇÃO DA VIDA”

Aconteceu na escola, no dia 19/09/2011, uma importante palestra para pais e professores ministrada pelo Dr. Jades de Melo, advogado e presidente do COMAD (Conselho Municipal Anti-Drogas). Todos os pais da escola foram convidados e quem compareceu saiu satisfeito com as orientações e os vídeos apresentados, além do sorteio. O destaque maior da palestra foi sobre a importância da família na vida dos filhos, destacando que os pais devem estar sempre presentes e atentos com o que está acontecendo e principalmente quem são os amigos que estão convivendo com nossos filhos, além de muito afeto, limite e diálogo. Com certeza esta palestra beneficiou a todos os presentes. (texto: Diretora Simone Martin Martoni)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FORMAS DE ENERGIA


ENERGIA ELÉTRICA

Os alunos da 4ª série ‘E’ encerraram no dia 21 de outubro, o estudo sobre as diferentes formas de geração da energia elétrica nas aulas de Ciências e Arte.
Organizados em grupos, os a
lunos não só trouxeram os materiais de casa como também confeccionaram a maquete das Usinas Hidrelétricas, Eólica, Termelétrica e Nuclear. (na foto ao lado, alunos confeccionando as maquetes e abaixo momento da apresentação nas salas)
Depois de tanto trabalho, os alunos apresentaram para outras séries o resultado desse grandioso trabalho.
(texto: Professora Gisele Cristina)

domingo, 6 de novembro de 2011

APRENDENDO MATEMÁTICA



É hora do lanche! Mas não é hora do recreio e sim uma aula de matemática.

Os alunos da 4ª série 'E' planejaram na segunda semana de agosto, fazer um estudo sobre medidas e números decimais, na aula de matemática. Nada mais justo do que estudar um delicioso bolo!
A deliciosa receita foi sugerida pela Revista Recreio – Ano 11 nº. 542, 29/07/2010.
– A idéia partiu do aluno Arnaud Marcelo.
Organizados em grupos, os alunos trouxeram alguns ingredientes de casa, como também ajudaram a prepará-los.
Cada um colaborou de uma maneira, dividindo as tarefas para o grupo.
Todos participaram com entusiasmo e o melhor de tudo é que o bolo ficou uma delicia.
Todos experimentaram e aprovaram.
O bolo fez tanto sucesso que outros professores até pediram a receita. Pois é, além da matéria da sala de aula a turma mostrou que aprender medidas não é só fazendo cálculos no caderno e sim experiências como essa. (Texto: Professora Gisele Cristina da 4ª série ‘E’)