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quinta-feira, 26 de março de 2009

27 de março - DIA DO CIRCO

DIA DO CIRCO


A palavra circo vem do latim circus, que significa círculo ( pois o picadeiro é redondo).
O primeiro espetáculo de circo no Ocidente foi em Roma, no tempo de império.
O espetáculo era de corridas de carros, malabarismos, acrobacias, combate de animais e outros.
Após a queda do Império Romano, não hove espetáculos por séculos: exceto na Espanha, onde desde o século XI realizavam-se a s touradas.
Na Inglaterra, há menos de dois séculos, o circo reapareceu, como hoje o conhecemos, viajando pelos países, a presentando-se nas praças de cidades e nas aldeias.
Já no século XVIII, os circos ambulantes começaram a fazer suas apresentações em vários países. Os números circenses aumentaram. Surgiram os domadores de animais selvagens, mágicos, trapezistas passaram a se equilibrar cada vez mais alto, chegando a andar em arames com bicicletas, além de várias outras atrações.
O dia a dia do Professor, vol. 07 - Ed. Fapi Ltda.
A BAILARINA
Cecília Meireles



Mundo dos Gifs - Um mundo com mais vida!!!

Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si, mas fecha os ohos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças, e também quer dormir como as outras crianças

sexta-feira, 20 de março de 2009


Criar_Agora_o_Meu








O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


CICLO DA ÁGUA




DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

quarta-feira, 11 de março de 2009

19 DE MARÇO


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A educação é essencial para o progresso de um país. Sem o saber, sem o desenvolvimento mental proporcionado pela escola, não conheceríamos o que os homens pensaram e produziram nas gerações anteriores. A educação, portanto, é uma tarefa de grande responsabilidade, que exige instrução especializada, pois a escola exerce profunda influência nos primeiros anos de vida das pessoas. E os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação e o desenvolvimento do ser humano. Os professores precisam ter uma boa formação, além de conhecer psicologia do desenvolvimento e teorias da aprendizagem. À escola compete:
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A educação intelectual, que fornece subsídios para o desenvolvimento da inteligência.
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A educação artística, que desenvolve a criatividade, a capacidade de expressão e a sensibilidade para a beleza, que se exprime através do teatro, da dança, da pintura, da música, etc.

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A educação profissional, que prepara para o trabalho e encaminha para as atividades que melhor realizem nossa vocação.

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A educação física, que serve ao desenvolvimento harmonioso do corpo humano, através da ginástica e da prática de esportes.
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A educação especial (para excepcionais), que visa integrar o deficiente físico ou mental na comunidade.

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A educação para a cidadania, que ensina o que são os direitos e os deveres, e que transmite o espírito de colaboração e solidariedade aos nossos semelhantes.
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A educação de adultos, que visa alfabetizar e dar conhecimentos básicos às pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar. Visa também à atualização nos mais diversos campos do saber.
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Quando assistimos a uma aula, estamos preparando o nosso futuro e o da sociedade. Não existiriam centros de pesquisa, bibliotecas, indústrias, invenções tecnológicas, enfim, não existiria o progresso sem o marco inicial do saber, sem as escolas e universidades, sem o trabalho dedicado do professor e também o do aluno, para aprender.

O maior capital é a educação; a verdadeira riqueza é constituída pelo homem: técnicos, cientistas, professores e outros especialistas em várias áreas do conhecimento, capazes de produzir, com seu saber, o trabalho que gera o desenvolvimento do homem e o progresso das nações.
http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/index.htm
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segunda-feira, 9 de março de 2009


Criar_Agora_o_Meu

Para incentivar a prática da leitura em nossos alunos, a escola desde 2007 implantou o PROJETO DE LEITURA que acontece todas as sextas-feiras . É um projeto que desde a sua implantação deu certo, pois é despertado nas crianças o prazer pela leitura.

Confira abaixo, a síntese do projeto.

APRESENTAÇÃO:A leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto, mas, sim uma habilidade que envolve a decisão do leitor. Ao entrar na escola, independentemente do domínio da palavra escrita a criança já é capaz de falar sobre a sua experiência e o mundo que a rodeia. Essa expressão é a manifestação de uma leitura da realidade, que já faz e continua fazendo, dentro e fora da escola.
Diante deste aspecto, a escola precisa tornar-se um ambiente motivador e estimulador no sentido de desenvolver na criança o interesse sempre crescente pela leitura como prática social.

OBJETIVO : Elevar o nível de aprendizagem do aluno nas diversas áreas do conhecimento, priorizando o gosto e hábito pela leitura, vendo-a como uma necessidade básica, prazerosa e não mais como obrigatória.


PROBLEMATIZAÇÃO: De um modo geral em nossa sociedade falta o interesse pela leitura, talvez pela invasão da mídia oferecendo meios mais fáceis de comunicação e informação ou até mesmo a falta de livros. Partindo deste pressuposto, faz-se necessário despertar em nossos alunos o prazer pela leitura e sanar a idéia de que a realização da leitura é chata e somente acontece quando o professor manda.


JUSTIFICATIVA:É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um ideal sócio-cultural justo e solidário. Desta forma, é de vital importância que toda a equipe escolar esteja envolvida na possibilidade de favorecer a boa formação de leitores e incentivo no desenvolvimento das habilidades de leitura.

DESENVOLVIMENTO: Em um primeiro momento haverá um estudo da parte teórica pelos professores onde serão explorados os textos:A LEITURA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL E A INTERVENÇÃO DA ESCOLA de Maria Lúcia Hage Masini e Suzana Magalhães Maia,RELATOS E SUGESTÕES da escritora Heloisa Prieto e algumas propostas para a prática da leitura e LEITURA DE MUNDO E MULTICULTURALISMO NA ESCOLA SOBRE A ÓTICA FREIRIANA de Luciana Ferreira dos Santos. Entretanto, nada impede que os envolvidos forneçam sugestões e experiências próprias.

Para o desenvolvimento do projeto toda a equipe escolar estará envolvida neste projeto, sendo especificado o horário das 7h30 às 8h30, todas as sextas-feiras, onde a escola interromperá todas as atividades e dará a pausa para a leitura. Na sala de aula, após este período o professor poderá complementar essa atividade instigando a reflexão, a troca, a verbalização de opiniões para auxiliar o aluno a ordenar seu pensamento e explorar os vários sentidos das linguagens.

Criar_Agora_o_Meu


Este ano estamos tentando complementar este projeto conscientizando os Pais no papel de verdadeiros parceiros da escola para incentivar seus próprios filhos na prática da leitura . Nosso primeiro passo foi elaborar sugestões de como podem ajudar os filhos.
COMO FORMAR BONS LEITORES/ESCRITORES
PAIS E ESCOLA: PARCEIROS DA LEITURA


Sabemos que os pais são os primeiros professores dos filhos, pois desde cedo ensinam e conduzem suas crianças. Desta forma, quanto mais experiências os pais proporcionarem aos filhos melhores condições terão de continuarem aprendendo.
> A família ao proporcionar materiais de leitura/escrita para a criança e também dando o exemplo (lendo e escrevendo), estarão contribuindo para que os menores sintam gosto pela leitura e tenham prazer e nos estudos .
Como você pode ajudar seu filho ou filha a ler e escrever bem.
> Para um bom começo reserve 15 minutos de leitura diária para seu filho(a) entrar em contato com livros e demais materiais de leitura como jornais, revistas, gibis, propagandas, etc. Depois esse tempo pode ser aumentado.
COMO FAZER ???
> Crie um ritual de leitura reservando um tempo e um lugar especial para curtir histórias sem interrupções.
> Selecione os materiais para leitura.
> Você pode ler para seus filhos ou pedir para que leiam para você.
> Ao final compartilhem o que leram
> Relacione as histórias lidas com coisas e fatos da vida da criança.
> Não esqueça de sempre examinar com a criança o nome do autor e ilustrador para enfatizar que sempre existe uma pessoa e uma mensagem em tudo que lemos.

quarta-feira, 4 de março de 2009

08 DE MARÇO















História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htmBarrinha MaynaBaby

A DECISÃO DA DATA COMEMORATIVA
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

Conquistas das Mulheres Brasileiras.Barrinha MaynaBaby
A CONQUISTA DO VOTO NO BRASIL

Barrinha MaynaBaby

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

LEI MARIA DA PENHA



DIA M
Por que ser um dia simples como todos os dias da semana e do ano? Sábado, domingo, segunda e assim por diante, este dia não é feriado nem é guardado pela nação, sociedade ou qualquer outro tipo de organização, nem mesmo é ponto facultativo em uma repartição . Não é Carnaval, não é Finados. Sendo assim por poucos lembrados. È um dia simples, comum, mas deveria ser o mais comemorado. Por que é dia daquela que nós dá a vida, o amor, é meiga,modesta,moderna,maleável,menina,moça,moderada,matura,maluquinha,misteriosa e ate meretriz. Acompanha-nos por todos os lados e pelos quatros cantos do mundo, por isto neste dia devem ser exaltadas. É seu dia MULHER. Feliz 08 de março. Dia internacional da MULHER. DONISETI WIEK